Rosetti: Árbitro da Final do Euro 2008

Depois de apitar o jogo inaugural do UEFA EURO 2008™, o árbitro italiano Roberto Rosetti encerrará também o torneio, depois de ter sido nomeado para a final do próximo domingo, no Ernst- Happel-Stadion, em Viena.

Épico
Para além da derrota da Suíça na partida inaugural contra a República Checa, o árbitro de 40 anos esteve ainda envolvido no épico encontro dos quartos-de-final entre a Turquia e a Croácia. O juiz será acompanhado no jogo decisivo pelos seus compatriotas e árbitros-assistentes Alessandro Griselli e Paolo Calcagno, sendo o sueco Peter Fröjdfelt o quarto-árbitro. Desde a primeira vez que participou numa prova da UEFA, no Campeonato da Europa de Sub-17, em Abril de 2002, Rosetti tem tido uma rápida ascensão.
Rápida ascensão
Essa progressão na carreira ficou sublinhada pela escolha como um dos árbitros europeus no Campeonato do Mundo de 2006. Rosetti dirigiu quatro jogos na Alemanha, incluindo o desafio dos oitavos-de-final entre a Espanha e a França, e com o seu 1,90m foi o árbitro mais alto da fase final. Este gestor hospitalar de Turim, que fala inglês e francês e gosta de jogar ténis nos seus tempos livres, recebeu as insígnias da FIFA em 2002 e é um árbitro respeitado em Itália há vários anos. Presença regular na UEFA Champions League, um dos seus primeiros jogos europeus de relevo a nível de clubes foi a final da Taça Intertoto 2004 entre o FC Schalke 04 e o FC Slovan Liberec.
Outras nomeações
Rosetti participou no Campeonato do Mundo de Sub-20 em 2003, e no Verão de 2005 arbitrou três jogos da Taça das Confederações, que serviram de preparação para o Campeonato do Mundo no ano seguinte. Entretanto, o suíço Massimo Busacca irá ficar encarregue da meia-final entre a Turquia e a Alemanha, em Basileia, enquanto o belga Frank de Bleeckere foi escolhido para a outra meia-final, na quinta-feira, entre a Rússia e a Espanha, em Viena.

in: UEFA

Comentários