Benquerença com aval de rivais


Olegário Benquerença (44 anos) foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o clássico entre Sporting e FC Porto (sexta-feira, 20h30, em Alvalade), da 6ª jornada da Liga.
O Sporting prefere colocar o foco e as energias numa boa exibição para vencer os dragões. O desejo é de uma arbitragem que dignifique o espetáculo sem lugar a polémicas.
No entanto, a escolha do juiz não é aprovada por ex-árbitros ouvidos pelo CM. Jorge Coroado considerou que a nomeação em apreço não é a opção ideal. "As características que tem e os precedentes não são muito favoráveis a esta nomeação de Olegário Benquerença para o clássico desta sexta-feira. Creio que ele não será fator de apaziguamento, mas de empolgamento. Pelo percurso dele em jogos desta natureza, não é a nomeação ideal", disse, acrescentando: "É equilibrado entre as vertentes técnica e disciplinar."
Veiga Trigo também não iria por Benquerença e explica. "Não seria a minha nomeação para o clássico. Há árbitros que estão em melhores condições. Olegário está em final de carreira e a força anímica já não será o que era. Será prémio de carreira."
Alder Dante tem uma visão mais colegial da escolha. "É uma nomeação cómoda para o Conselho de Arbitragem, porque se correr bem, o órgão também colhe os louros da escolha. Mas se correr mal, lava as mãos, porque Olegário Benquerença é um árbitro de elite, internacional, e está em fim de carreira".
Leões não se mostram preocupados
O Sporting encara com normalidade a nomeação de Olegário – sem agrado ou desagrado – para o clássico frente ao FC Porto, apurou o CM.
Os leões não têm histórico com queixas do leiriense desde que Bruno de Carvalho é presidente e, em dezembro de 2013, Olegário teve atuação sem contestação na Taça da Liga (0-0 com o FC Porto). Já nas meias-finais da Taça de Portugal em 2006 (1-1 e derrota 5-4 nos penáltis, também com os portistas), os leões queixaram-se da expulsão de Caneira.
Escolha agrada a dirigentes dos dragões
A escolha de Olegário Benquerença para apitar o clássico de sexta-feira agradou aos dirigentes do FC Porto, que têm vindo a insurgir-se contra as arbitragens nos jogos portistas. Ao que o CM apurou, esta nomeação deixou os dirigentes felizes por acharem que se trata de um juiz com capacidade para apitar um jogo que se prevê intenso e disputado. Os azuis-e-brancos reclamaram terem sido prejudicados nos empates frente ao V. Guimarães e ao Boavista.

Fonte: CM

Comentários