Seminário "A Ciência da Arbitragem em Portugal"


Um debate de ideias profícuo. O seminário "A Ciência da Arbitragem em Portugal" não foi apenas um conjunto de apresentações sobre as conclusões dos estudos que constituem de um livro elaborado por gente apaixonada por arbitragem. A iniciativa levada a cabo pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol foi, antes de tudo, um debate de ideias sobre os caminhos de um importante setor do desporto, tendo como base um passado recheado de espisódios históricos.
Os palestrantes versaram sobre vários dos temas mais atuais da arbitragem como a tomada de decisão, o treino, a eficácia nas decisões durante um jogo e as lesões que podem surgir nas carreira dos juízes , mas tendo sempre como pano de fundo a forma com a investigação científica podem continuar a proporcionar resultados de excelência nos campos de futebol, futsal e futebol de praia.
Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, faz o balanço positivo do evento: "Tivemos a participação de todos os investigadores, estivemos em presença de mais de 10 estabelecimentos de ensino superior. Aproveitámos o Ano do Centenário para dedicar este livro, em jeito de prenda de aniversário à Federação Portuguesa de Futebol. Penso que é uma oferta bonita daqueles que ao longo de todos estes anos se têm dedicado à arbitragem e à sua investigação."
O líder do CA da FPF não tem dúvidas que a relação entre o meio académico e a arbitragem veio para ficar: "A perfeição é cada vez mais um pressuposto exigido à arbitragem. Temos estudos que nos dizem que os árbitros têm 99,5% de eficácia nas suas decisões. Praticamente, nenhuma outra atividade tem uma margem de acerto tão grande. O nosso papel é contribuir para que os árbitros sejam ainda mais conhecedores do setor e que estejam  mais preparados para poderem exercer esta atividade com brilhantismo, sendo certo que a FPF tem nestes seus cem anos, pergaminhos que não pode ignorar. As seleções estão muito bem posicionadas nos mais diversos rankings e a arbitragem também tem o objetivo de acompanhar o futebol, o futsal e o futebol de praia no sentido de estar representada em todas as grandes competições. Estamos empenhados em continuar a proporcionar aos árbitros desempenhos de sucesso."
Vítor Pereira afirmou, na sessão de encerramento deste seminário, que "a arbitragem pode ser um ato de felicidade" e pormenorizou esta convicção ao fpf.pt: "Os árbitros estão nesta atividade por paixão. Eles dedicam-se à arbitragem em detrimento da sua vida pessoal, da sua vida familiar, da sua vida profissional...põem de lado quase todas as outras atividades, dando prioridade à arbitragem. É assim com os árbitros que chegam ao topo. Eles são felizes, gostam de arbitrar e esse é, porventura,o fator motivacional mais importante (...) É uma atividade marcadamente emotiva."

Fonte: FPF

Comentários