Pedro Proença anuncia hoje o fim da carreira


Pedro Proença, o mais mediático e reconhecido árbitro português e que já foi considerado o melhor do Mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, vai anunciar hoje o fim da carreira.

O anúncio será feito às 14.30, em conferência de imprensa, a realizar na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa.

O árbitro já tinha manifestado a vontade de abandonar os relvados no último Campeonato do Mundo, no Brasil, voltando a abordar o tema antes do Mundial de Clubes, realizado em Marrocos no final de 2014, onde participou.

Pedro Proença nasceu em Lisboa (a 3 de Novembro de 1970) e passou parte da infância na Pontinha, com os pais e os dois irmãos. No Liceu Camões destacava-se pelo empenho nas actividades físicas, fosse futebol, atletismo ou andebol.

Aos 18 anos, quando jogava andebol no Sporting, decidiu abandonar a carreira desportiva e candidatou-se à Universidade. E foi quando frequentava a licenciatura em Gestão de Empresas que um amigo o levou a experimentar a arbitragem em 1988/89.

Esteve vários anos na III divisão e como não conseguia subir pensou em desistir, mas não o fez e em 2000/01 é promovido à I categoria, chegando a árbitro internacional em 2003/04.

O futuro de Pedro Proença, que foi eleito o melhor árbitro do século na gala Quinas de Ouro da FPF, poderá agora passar pela UEFA. O árbitro português pode ocupar um dos 12 lugares no Comité de Arbitragem da organização, que terá novos membros a partir de Março.

O tema foi abordado entre o actual presidente do comité de arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina, e Pedro Proença durante a Gala Quinas de Ouro.

O antigo árbitro italiano, fez saber a Pedro Proença que conta com ele no próximo comité de arbitragem da UEFA, o que constitui um apoio importante tendo em conta que Collina vai continuar a ser o responsável máximo pela arbitragem europeia após o acto eleitoral.

Pontos altos da carreira

Apitou a final do Euro de Sub-19 (2004), a final do Euro2012 e a final da Liga dos Campeões do mesmo ano, no qual foi considerado o melhor árbitro do mundo (IFFHS). Participou na Taça das Confederações (2013), no Mundial do Brasil e no Mundial de Clubes (2014) e recebeu o galardão de árbitro do século da FPF.

Fonte: Sábado

Comentários