Árbitros portugueses escolhidos pela FIFA para experiência com 'video-árbitro'

A FIFA anunciou esta sexta-feira a nomeação de Artur Soares Dias para o jogo particular entre Itália e Alemanha, no estádio Giuseppe Meazza, a 15 de novembro, com os assistentes Rui Tavares e Barbosa Soares e Hugo Miguel enquanto quarto árbitro, num encontro que terá como principal novidade a experiência da utilização de um vídeo-árbitro que será o português Jorge Sousa.
Neste jogo será dado mais um passo nas experiências que o IFAB (International Board) conduz desde o início da época. Desta vez o teste será ‘semi-live’, permitindo a comunicação direta entre o vídeo-árbitro e o árbitro principal. Ou seja, Jorge Sousa, que terá à sua frente as imagens do jogo em tempo real, poderá auxiliar Artur Soares Dias nos termos do protocolo definido pelo IFAB. No entanto, nesta etapa ainda não será possível ao árbitro principal assistir à revisão dos lances junto ao relvado (off field review OFR).
Esta será a segunda experiência de Jorge Sousa como vídeo-árbitro, depois de ter participado no teste levado a cabo pela Federação Portuguesa de Futebol na Supertaça do passado mês de agosto, em Aveiro.
"Esta é uma experiência muito positiva não só para o Artur Soares Dias, como para o próprio Conselho de Arbitragem, observadores e restantes árbitros envolvidos", afirmou José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, em declarações ao portal da FPF.
Fonte: Sapo Desporto

Comentários