quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Manter a fluidez e a emoção do jogo reduzindo espaço ao erro grosseiro

Football Talks

David Elleray, Diretor-Técnico do IFAB, é um dos oradores do Football Talks-2017 e explicará o que pretende com o vídeo-árbitro e com a revisão das Leis do Jogo              


David Elleray, Diretor Técnico do International Football Association Board (IFAB), será um dos oradores do Football Talks-2017, grande congresso internacional que se realizará de 22 a 24 de março, no Centro de Congressos do Estoril, com marca FPF.

Este antigo professor de Geografia foi um dos melhores árbitros ingleses de todos os tempos (foi árbitro de elite durante 17 anos e internacional FIFA durante sete), distinguindo-se no campo com um estilo professoral, de respeito pelas regras.

Atualmente, David Elleray é presidente do Comité de Arbitragem da Federação inglesa, membro do Comité de Arbitragem da UEFA (dirige o programa do Centro de Excelência de Árbitros da UEFA, CORE) e como Diretor Técnico do IFAB liderou a recente revisão das Leis do Jogo e está profundamente envolvido na experiência de utilização de um vídeo-árbitro.

Sobre a experiência VAR (Video Assistant Referees), David Elleray destacou, ao site da FIFA, em outubro de 2016: "Foram feitos progressos extraordinários. Temos tido um foco em mínimas interferências e máximos benefícios, existindo ainda a necessidade de melhorar erros em algumas situações".

Para David Elleray, o grande desafio na introdução do VAR passa por "manter a fluidez e as emoções do jogo e, ao mesmo tempo, eliminar erros grosseiros em momentos decisivos dos encontros".

Será possível aliar todos estes objetivos num sistema que ainda está no início da sua fase de testes?

Em relação à revisão operada nas Leis do Jogo, Elleray defende que a ideia central passa por "reduzir a controvérsia e a confusão" em alguns momentos cruciais de um jogo de futebol.
"A revisão das Leis do jogo foi preparada para tornar as leis mais acessíveis, não apenas para os árbitros, treinadores e jogadores, mas também para o adeptos comum, que se interessa pelo futebol, de modo a que possa entender as regras do jogo", explicou David ao site da FIFA.

Muito do que David Elleray tem para nos dizer no Football Talks-2017 passará por estas questões. E vai mesmo valer a pena ouvi-lo.     

Fonte: FPF         

Sem comentários: