Percurso Formativo de um Árbitro de Futebol

Todos nós, árbitros, fomos já muitas vezes abordados, por aqueles que estão fora do meio da arbitragem, com questões sobre qual o percurso de um árbitro até chegar ao "topo". No site da LPFP, encontramos um breve mas esclarecedor texto sobre a evolução na carreira de árbitro:
Níveis Técnicos de Carreira
Há três níveis nacionais de arbitragem (1ª, 2ª e 3ª categoria) e três níveis nos escalões distritais/regionais, (1ª e 2ª categorias e Estagiário).
Percurso Formativo de um Árbitro
Um jovem que queira ser árbitro inicia-se pela categoria de Estagiário, a que ascende após um curso e na qual permanece um ano até subir à 2ª categoria (distrital/regional). A partir daqui, se quiser subir à 1ª categoria (distrital/regional) terá de ter aprovação nas provas de acesso.
A passagem para os quadros nacionais requer um mínimo de dois anos de permanência na 1ª categoria distrital/regional.
Ao atingir o 3ª escalão nacional, o árbitro passa a ser promovido em função do relatório dos observadores. Na 2ª categoria a passagem para o escalão mais elevado requer, além de relatórios positivos dos observadores, a realização de testes físicos e escritos.
Se tudo correr bem, alcança a primeira categoria, onde vai ter direito a dirigir jogos com as equipas profissionais. E pode chegar a árbitro internacional, no âmbito das provas da UEFA ou mesmo da FIFA.


in: lpfp.pt

Comentários