História do futebol (II de III)

Inglaterra - Berço do futebol moderno
Foi na Inglaterra, porém, que o futebol actual tomou forma. Durante muito tempo este desporto foi combatido pelas autoridades devido à sua extrema violência. A Idade Média inglesa está pontilhada de episódios violentos, muitos incluindo mortes ocorridas durante partidas de futebol. Em 1313, uma lei determinou a proibição do jogo da bola em Londres, alegando que este causava grandes transtornos na vida da cidade. Além de violento, o futebol, por ser muito popular entre o povo, poderia desviar a atenção dos soldados ingleses dos desportos mais de acordo com os treinos militares (arco-e-flecha, esgrima, arremesso da lança).
Devido às proibições, o futebol sofreu uma série de modificações na Inglaterra, transformando-se num desporto menos rude, já no séc. XVII. Carlos II foi o primeiro rei inglês a permitir, em 1660, a prática do futebol, autorizando seus soldados a enfrentarem os homens do duque de Albermale, num jogo de futebol.
No início do séc. XIX, Thomas Arnold, encarregado de reformular o ensino superior inglês, introduziu a prática de diversos desportos — entre os quais o futebol — no currículo universitário. A realização de competições desportivas propagou-se a todos os níveis do ensino na Inglaterra. Em 1843, um grupo de estudantes de medicina criou a primeira equipa de futebol fora das universidades, o Guy's Hospital Football Club.
Na primeira década do séc. XIX, muitas escolas inglesas já realizavam disputas de um jogo semelhante ao futebol moderno. Em cada uma dessas escolas, o futebol foi recebendo uma série de regras, que alteravam e desenvolviam o jogo. A mais antiga regulamentação escrita sobre o futebol foi a de Rugby: As leis do futebol baseadas nas regras do jogo como é jogado na escola de Rugby, aprovadas em 1846.
O futebol jogado em Rugby tinha uma característica que o distinguia do praticado nas outras escolas: os jogadores podiam pegar a bola com as mãos e carregá-la por todo o campo, enquanto as outras modalidades de futebol permitiam o uso das mãos apenas para reter uma bola alta, tendo o jogador, assim que a retivesse, que colocá-la no chão e chutá-la, sem poder carregá-la ou impulsioná-la com a mão.
Em outubro de 1848, uma associação de escolas reuniu-se no Trinity College, em Cambridge, e elaborou um conjunto de regras: as catorze regras de Cambridge. Em 1863, os representantes dos clubes de futebol ingleses fundaram a Football Association, a partir de uma reunião realizada na taberna Freemason's, e redigiram um código de leis para o desporto, num total de treze itens. Essas regras sofreram sucessivas alterações até chegarem às dezassete leis que formam hoje as Leis do Jogo.
Nos jogos que antecederam o futebol moderno, a união dos esforços individuais dava-se sem uma táctica colectiva, predominando a improvisação. Antes de 1880, praticamente não havia um sistema de jogo. As equipas eram constituídas por um guarda-redes e dez jogadores que actuavam apenas como atacantes.
Em 1872, a Football Association introduziu a primeira competição internacional, com um jogo entre Escócia e Inglaterra, na cidade de Glasgow. Foi a primeira partida entre selecções nacionais da história do futebol. Nesse mesmo ano, o futebol chegou à França. O futebol profissional começou em 1885 na Inglaterra e, em 1888, doze clubes fundaram a Liga de Futebol da Inglaterra.Imagem do primeiro jogo internacional (Escócia - Inglaterra). Repare-se que a baliza é feita com paus e uma corda, não tendo rede.

Comentários