Curso dos Árbitros de 1ª Categoria realiza-se a 9 de Outubro

A Comissão de Arbitragem (CA) da Liga vai realizar no dia 9 de outubro, em local ainda a definir, o segundo curso da época, no qual os árbitros e assistentes irão realizar testes físicos. Neste curso, para além das provas que irão avaliar os índices físicos dos árbitros, é quase certo que serão ainda analisados vários jogos e os lances mais polémicos (os bem e mal ajuizados) do início do campeonato.

Esta será assim uma primeira avaliação interna da época até ao momento, e isto depois de o líder do CA, Vítor Pereira, já a ter feito (até à 5.ª jornada) publicamente esta semana, assumindo mesmo que Olegário Benquerença cometeu erros no jogo V. Guimarães-Benfica, com prejuízo da equipa de Jorge Jesus.

Refira-se que está agendado, por parte da CA da Liga, um novo balanço da arbitragem para o final da 10.ª jornada, a qual coincide com o rescaldo do FC Porto-Benfica.

Crispada

A verdade é que as relações entre a CA, nomeadamente o presidente Vítor Pereira, e os árbitros está longe de ser a melhor e isso foi visível no curso de início de época realizado em Braga.

As questões da profissionalização (que foi prometida e acabou por não avançar) e dos prémios de jogo (existiu a possibilidade de os juízes fazerem greve) abriram uma clivagem que já vinha de trás e que levou a que alguns árbitros se insurgissem contra o seu líder em pleno curso.

Na ação de formação marcada para dia 9 de outubro, o ambiente não estará por certo mais desanuviado, já que Vítor Pereira assumiu publicamente esta semana os erros dos seus comandados em vários jogos, antes de os dissecar primeiro com os visados.

Resta agora saber como irá o líder do CA gerir esta e outras situações no curso de dia 9 do próximo mês, sendo certo – alguns ex-árbitros já criticaram publicamente a sua atuação como presidente da classe – que o seu crédito junto dos juízes está longe de ser o melhor.

Os dias que antecederão a nova ação de formação poderão ser determinantes no apaziguamento ou não das relações entre a Comissão de Arbitragem e os árbitros.

Fonte: Record

Comentários