Opinião: Uma experiencia inesquecível




Nos dias 24,25 e 26 de Setembro realizou-se pela 9ª vez consecutiva o Encontro Nacional de Árbitros Jovens no Complexo Desportivo de Rio Maior.

Na sexta-feira a entrada no complexo desportivo realizou-se por volta das 19 horas e confesso que ia um bocadinho a medo por não saber o que me esperava nem como iria ser toda aquela experiencia mas acabou por se revelar uma surpresa muito boa. Tivemos uma recepção excelente onde nos puseram logo a vontade e onde começamos logo a contactar com árbitros de outros concelhos, o que se revelou muito bom, porque deu para trocar experiencias vividas e porque vimos que toda a gente que lá estava queria era se divertir, fazer novas amizades e acima de tudo: ser árbitro. Após o jantar foram-nos distribuídos os Kits para os dois dias de trabalho que nos esperavam

No sábado tive uma das experiencias mais marcantes da minha vida: estar presente na mesma sala com o Olegário Benquerença, árbitro internacional e um dos árbitros que participou no mundial deste ano e poder assistir em tempo real ao relato desta sua ultima fase menos positiva da sua carreira e tentar perceber como de repente as pessoas o passaram de bestial a besta, quando na verdade ele mostrou que tem muito valor e que e um ser simplesmente fantástico e com quem eu adorei trabalhar. No sábado a tarde seguiu-se uma tarde de treinos dirigida pelo Olegário e pelo C.A.T de Leiria e onde pudemos trabalhar de uma maneira prática tudo aquilo que vemos e que aprendemos teoricamente, e que a mim, me ajudou imenso, visto ter uma experiencia praticamente nula em campo. Como excelente pessoa que e o Olegário não se recusou a tirar qualquer foto e deu um autografo personalizado a todos aqueles que lhe pediram e assim deu por encerrada a sua participação no encontro e ao nosso sábado.

No Ultimo dia, Domingo, em jeito de despedida fizemos uns jogos fora do complexo desportivo, onde nos guiávamos por um mapa e tínhamos de parar em certo pontos e realizar as tarefas propostas e enquanto isso tínhamos um pequeno teste onde tínhamos de responder as perguntas. No final a equipa vencedora, a qual pertencia, teve direito a umas meias da lacatoni oferecidas pela APAF.

Foi uma experiencia única e que espero repetir para o ano e se não for melhor que seja idêntica a esta.


Por Bárbara Peixoto, árbitra jovem de 16 anos de Viana do Castelo

Comentários