Artur Soares Dias conta na primeira pessoa como prepara o jogo



Longe vão os tempos em que a equipa de arbitragem, quando era nomeada para um jogo, tinha como única preocupação a sua forma física. Hoje os árbitros têm de estar bem física e tecnicamente, mas preocupam-se também em fazer o “scouting” do jogo. Record revela-lhe a forma como um dos juízes internacionais, no caso Artur Soares Dias, prepara um jogo.
Desde que a nomeação lhe chega via e-mail (jogos da Liga Zon Sagres e Orangina) ou por SMS (encontros da Taça de Portugal), o árbitro portuense conta na primeira pessoa como distribui o seu tempo, entre a nomeação e o jogo, o que varia entre quarta-feira e sábado ou domingo.
“Eu e os meus assistentes temos uma base de dados das equipas, que atualizamos semanalmente. Depois de sabermos da nomeação, à quarta-feira, os dados sobre esse jogo são compilados e todos os elementos os têm ao seu dispor até ao dia seguinte. Nessa base de dados incluem-se, por exemplo, o número de cartões, golos, classificação e resultados. Deste modo, poderemos ver se a tendência de uma determinada equipa é de vitória ou não. Convém recordar que a fase (início, meio ou fim da Liga) em que se realiza o jogo também é importante”, explica o juiz portuense.
Pormenores
Mas a análise que é feita pela equipa de arbitragem (neste caso Soares Dias e os assistentes João Silva e Rui Licínio) inclui pormenores curiosos. “Nas estatísticas que temos há ainda lugar para os golos sofridos e marcados de cada uma das equipas, fora e em casa, e o encontro segmentado em seis partes (15 minutos iniciais, os segundos 15 minutos e por aí fora). Assim, poderemos avaliar a tendência da equipa, se está moralizada ou não, se há fluidez de jogo e quando é que marca golos ou se existe instabilidade ou estabilidade emocional, consoante a sua carreira”, revela o árbitro, de 31 anos,
“Há ainda dados sobre os melhores marcadores. Se um jogador que é o goleador da equipa se aproxima da área, então deve ser mais vigiado. A análise dos dados visa fazer uma gestão, invisível aos olhos de muitos, dentro de campo dos jogadores para que o espetáculo seja cada vez melhor”, frisou Artur Soares Dias.
Fonte: Record

Comentários