FIFA suspende federação nigeriana




O Comitê de Emergência da FIFA decidiu nesta segunda-feira, 4 de outubro de 2010, suspender a Federação Nigeriana de Futebol (NFF) com efeito imediato em função de interferência governamental.


A decisão é motivada pelos últimos acontecimentos relacionados à NFF, tais como processos judiciais contra membros eleitos do Comitê Executivo da NFF os quais impedem que estes cumpram com as suas funções e responsabilidades, a renúncia do secretário-geral em exercício da NFF por instrução da Comissão Desportiva Nacional, a decisão do ministro do Desporto de iniciar o Campeonato Nigeriano sem nenhuma equipa rebaixada da temporada anterior e a impossibilidade de o Comitê Executivo da NFF trabalhar adequadamente devido a essa interferência.


A suspensão permanecerá em vigor até que os processos judiciais sejam encerrados e que o Comitê Executivo da NFF devidamente eleito possa trabalhar sem nenhuma interferência.


Durante o período da suspensão, a NFF não poderá ser representada em nenhuma competição regional, continental ou internacional de clubes ou seleções, e nem mesmo em partidas amigáveis. Além disso, a NFF e os seus membros e autoridades não poderão se beneficiar de nenhum programa de formação, curso ou treino da FIFA ou da Confederação Africana de Futebol (CAF) durante o período de suspensão da federação.


Fonte: FIFA

Comentários