Na Argentina, lei pode obrigar tecnologia no futebol



Deputada argentina lança projeto para utilização de aparatos tecnológicos no futebol local.


Na segunda-feira, dia 19, ganharam eco na Argentina as declarações da deputada Silvia Vázquez sobre o interesse de apresentar um projeto de lei que determine o uso da tecnologia no futebol. Preocupada com os recentes gols mal assinalados no campeonato argentino, a deputada defende que a utilização dos " olhos de falcão" , câmera auxiliar que seria consultada pela arbitragem, ajudaria a tornar o futebol mais transparente.
Mas não só nesse aspecto a deputada argentina se fundamenta para defender seu projeto. Ela aponta que o uso de tal recurso ajudaria a dirimir as dúvidas sobre a possível má fé que se levanta em formas de especulação sobre alguns árbitros e, consequentemente, contribuiria para a diminuição da violência no futebol, uma vez que ela acredita que muitos atos hostis têm
origem na indignação de atletas e torcedores a respeito dos erros dos árbitros.

"Se trata de establecer el impacto que algunos arbitrajes tienen respecto de la violencia. Pero hemos visto que no hay sectores que empujen este cambio, porque incluso lo envié a la AFA y no tuve respuesta"

"El error humano no es el que genera la indignación, sino la acción dolosa del mismo,
del que siempre se sospecha".*

Difícil falar se isso será levado a diante ou não. Mas vale a reflexão. Muito provavelmente, como a própria deputada já percebeu, os órgãos que gerem o futebol vão virar as costas para esse fato. Porém, se o projeto ganhar corpo e for de fato implementado teremos ai um grande marco político-desportivo.

A Fifa, que não aceita de modo nenhum interferência em suas decisões, vai ser capaz de frear esse movimento? Como praxe, deve ameaçar o país de eliminação de competições internacionais e essas coisas que utiliza
 sempre para colocar medo naqueles que ousam quebrar seu poder. Porém, será que consegue fazer frear esse movimento com uma seleção de renome como a seleção argentina?


Não sei o que deste projeto vai realmente acontecer, mas imagino que caso a Fifa não mude sua postura e aceite a tecnologia no futebol, e se a deputada Silvia Vázquez conseguir implementar esse projeto, a briga vem pesada e forte.


Fonte: Parana-Online / Universidade do Futebol, por Eduardo Fantato
 

Comentários