Portugal aprovado para a Carta do Futebol de Formação da UEFA



O Comité Executivo da UEFA aprovou a admissão de duas novas federações nacionais, entre elas a Federação Portuguesa de Futebol, à Carta do Futebol de Formação da UEFA, e ratificou ainda a ascensão de nível de outras federações na referida Carta, graças ao desenvolvimento das respectivas actividades nesta área. Estas aprovações tiveram lugar durante a reunião do comité realizada em Minsk, na Bielorrússia.
A Albânia – que assinou a Carta do Futebol de Formação da UEFA numa cerimónia realizada na sede do organismo máximo do futebol europeu – e Portugal são agora os novos membros da Carta, no nível básico, enquanto as seguintes federações nacionais subiram o estatuto ao acrescentarem novos elementos a esta área vital do futebol: a Eslovénia é agora membro de duas estrelas; Azerbaijão, Luxemburgo, Malta e Turquia tornaram-se membros de três estrelas; Andorra de quatro estrelas; e Arménia e República da Irlanda membros de cinco estrelas.
Ao todo, são agora 49 as federações nacionais que integram a Carta do Futebol de Formação da UEFA. 


Criada em 2004, esta representa o compromisso das respectivas federações para com projectos na área do futebol amador e de formação. A UEFA incentiva e apoia as federações a consolidarem programas desse género, e a Carta encoraja uma abordagem dinâmica, através da qual as federações são estimuladas a desenvolver os seus trabalhos no sector.


A UEFA acredita que se os alicerces em que assenta a modalidade não tiverem apoios sólidos, o desenvolvimento do futebol ao mais alto nível será bem mais difícil.
Assinar a Carta significa que uma federação tem de cumprir certo número de critérios mínimos. As federações entram com o estatuto básico de uma estrela, subindo o nível de estrelas conforme o trabalho desenvolvido em áreas específicas do futebol amador e de formação, entre as quais a vertente feminina, programas sociais para jogadores com deficiências, número de participantes nas respectivas actividades e promoção do futebol de formação (nível avançado). O nível superior (correspondente a seis estrelas) indica a existência de programas de desenvolvimento elevado, enquanto o nível de topo (sete estrelas) significa que determinada federação se encontra na vanguarda do desenvolvimento do futebol amador e de formação.
Um nível superior (correspondente a seis estrelas) indica um programa de alto desenvolvimento na área da formação, enquanto o nível máximo (sete estrelas) significa que a federação se encontra no topo no que toca ao futebol amador e de formação.


Entretanto, a UEFA aproveitou a sua visita à Bielorrússia, a 3 e 4 de Outubro, para entregar o Prémio Futebol de Formação ao clube que mais se destacou nessa área, o Amatar. O prémio foi anunciado em Maio, de modo a assinalar a edição inaugural do Dia das "Raízes" do Futebol da UEFA. A UEFA tem vindo a enviar bolas e futebol e outros prémios aos vencedores pelos trabalhos por eles realizados.

Fonte: UEFA

Comentários