Árbitro Asiático do ano: Ravshan Irmatov



O árbitro do Uzbequistão, Ravshan Irmatov, venceu pela terceira vez o prémio de melhor árbitro da AFC (Asian Football Confederation) após mais um ano a grande nível.
Irmatov foi um dos melhores árbitros do Mundial 2010 na África do Sul.

"Estou naturalmente muito orgulhoso por receber este prémio pela terceira vez. Este prémio foi alcançado com muito trabalho e esforço, não só esforço meu mas também de todas aquelas pessoas que me apoiaram ", disse Irmatov após receber o prémio pelas mãos do Vice-Presidente da AFC, Al Yousuf Serkal.

"Eu gostaria de agradecer aos meus assistentes e aos meus professores que sempre me ajudaram ao longo deste caminho. Gostaria também de agradecer ao povo do Uzbequistão, que sempre nos apoiou. Este prémio é para eles."

"É claro que para mim o Mundial na África do Sul foi o momento mais memorável do ano."

"Os nossos objectivos para 2011 passam por termos uma boa prestação no campeonato da Ásia realizado pela AFC".

Ravshan Irmatov, com apenas 33 anos, é árbitro FIFA desde 2003 detém um grande prestígio junto da Comissão de Arbitragem da FIFA, em função do excelente desempenho que obteve em campo nas últimas competições da FIFA.


Este árbitro, o mais novo árbitro presente num campeonato do mundo, já detém o record de maior número de jogos arbitrados num único campeonato do mundo (cinco).
Os jogos foram os seguintes:

2010 FIFA World Cup
South Africa vs Mexico (Jogo de Abertura)
England vs Algeria
Greece vs Argentina
Argentina vs Germany  (Quartos de Final)
Uruguay vs Netherlands (Semi-Final)

Imatov também já tinha estado na fase final do mundial de clubes organizado pela FIFA em 2008, tendo arbitrado a final desse campeonato entre LDU Quito - Manchester United. Os jogos por ele arbitrados foram os seguintes:

2008 FIFA Club World Cup
Al-Ahly vs Pachuca (Quartos de Final)
LDU Quito vs Manchester United (Final)

Ainda no Mundial 2010 na Africa do Sul, Ravshan Irmatov, fez parte da equipa que arbitrou o jogo da final entre Holanda – Espanha, sendo o 4º Árbitro Oficial da equipa liderado por Howard Webb.

RefereeTip

Comentários