Brasil realiza primeira experiência utilizando tecnologia visual como um instrumento auxiliar do jogo




Cartão azul, substituições ilimitadas e revisão de lances em vídeo foram utilizados pela arbitragem.

Na noite da última quinta-feira (09/12) aconteceu a Copa Inovação, no estádio Anacleto Campanella em São Caetano do Sul, um jogo amistoso entre um selecionado de jogadores de São Paulo contra o Rio de Janeiro,  promovido pelo sindicatos dos jogadores e transmitido pelo canal esportivo SporTV.
O árbitro paulista Sálvio Spínola Fagundes Filho foi convidado para testar as proposições de mudança na regra, juntamente com os assistentes Ednilson Corona (SP) e Roberto Braatz (SC) e o quarto árbitro Rodrigo Braghetto (SP). O ex-árbitro FIFA e da FPF, Valter José dos Reis, atulamente secretário da escola de árbitros de São Paulo, foi o assistente de video.
Dentre as proposições testadas, estavam o uso de video para dirimir dúvidas com relação a lances duvidosos, substituições ilimitadas, pedido de tempo técnico e a aplicação do cartão azul.
O uso do video, ao que parece, é uma adaptação da ideia apresentada pelo ex-árbitro FIFA, o baiano Manoel Serapião Filho.
Os técnicos de cada equipe tinham direito a dois pedidos de revisão de lance no video, um em cada tempo do jogo. O técnico do time paulista, Vágner Mancini, pediu a revisão em um gol do time carioca. Um colegiado formado pelo árbitros, o auxiliar de video e os capitães das equipes, Elano (SP) e Carlos Alberto (RJ) reviu a jogada no monitor e decidiram, por 6 votos a 1, que o gol foi legal. Rodrigo Braghetto foi o único a discordar no lance.
No segundo, o técnico Zico, que comandou o time do Rio de Janeiro, pediu a revisão do lance. Uma falta cometida sobre o atacante Neymar na entrada da área gerou dúvida. O colegiado conferiu o vídeo e, por unanimidade, concordou com a marcação do árbitro. Na cobrança, Baiano fez um belo gol.
Os jogadores se mostraram um pouco reticentes com relação à paralização durante a partida, que chegou a demorar, em média, 5 minutos. Nenhuma decisão de arbitragem chegou a ser alterada depois da consulta ao monitor de video.
Os técnicos usaram e abusaram das substituições ilimitadas durante a partida. Esta mudança pode se refletir em mudanças táticas dentro de uma partida. Nenhuma conclusão ainda foi feita a respeito deste experimento. O tempo técnico acabou não sendo usado.
O cartão azul, usado com uma punição mais branda que o cartão vermelho, serve para punir o jogador infrator com uma espera de 10 minutos no banco de reservas e foi aplicado quase no fim do segundo tempo, quando o zagueiro Antônio Carlos reclamou de penalidade assinalada em favor dos paulistas. O jogador voltou bem no fim da partida, já nos acréscimos.
O árbitro Sálvio, que serviu de cobaia desta grande iniciativa, se mostrou muito otimista com as experiências e com a adoação delas no futuro. O juiz ainda ressaltou que isso não deve acontecer tão cedo, pois depende de estudos e conclusões e a aprovação final da FIFA e do International Board (IFAB).

Veja o video com a opinião do árbitro Sálvio

 

Outra curiosidade foi a câmera instalada junto ao corpo de Sálvio. A SporTV estava gravando o video para fazer uma matéria sobre o ponto de vista do árbitro durante uma partida de futebol, que será exibida futuramente.

A Copa Inovação será disputada de 2010 a 2014, com cinco edições anuais. Ao término de cada uma delas será enviado um relatório à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à FIFA. Para acompanhar o jogo, o torcedor trocou o ingresso por um quilo de alimento não perecível ou por um brinquedo. Toda a arrecadação será destinada às crianças carentes. Os paulistas venceram o jogo por 3 a 1.


Podem ainda ler "A Experiência da Tecnologia do Futebol aos Árbitros na Copa Inovação", artigo sobre esta experiência desenvolvida no Brasil.

Fonte: Refnews
Artigo escrito em Português do Brasil

Comentários