Conf: Desporto, Clubes e Claques de Futebol: Festa ou Violência



Claques de Futebol em debate no Politécnico de Viana do Castelo
Aos Dirigentes das Associações Desportivas;
Federações, Clubes e Escolas de Desporto;
Departamentos de Desporto, especialmente de futebol;
Técnicos de desporto;
Estudantes do curso de Desporto e Lazer, jovens e estudantes, em geral;
Câmaras Municipais (Departamentos do Desporto);
Juntas de Freguesia e população em geral;
Autoridades do Desporto, atletas, profissionais e amadores;
Associações de árbitros;
Associações e Federações de Treinadores;
Responsáveis de clubes de futebol e de outras modalidades de desporto, Dirigentes de associações desportivas e recreativas;
Aos apaixonantes do desporto, no geral;


Os eventos desportivos, nomeadamente os futebolísticos, podem proporcionar ambientes de festa, envolvimentos de excitação e tensões colectivas agradáveis mas com risco. Se, por um lado, sabemos que na sociedade há uma tendência crescente para controlar a manifestação de emoções; por outro sabe-se que o controlo e a manutenção da ordem pela via da repressão policial são insuficientes para resolver os problemas da violência. Muitas vezes a violência decorre do próprio jogo, em que não são alheios certos comportamentos dos próprios jogadores, árbitros, equipas técnicas e dirigentes. Todos estes factores aliados aos juízos de valor dos próprios espectadores provocam a exaltação dos ânimos. Não raramente, alguns meios de comunicação social não são inocentes nas declarações que fazem antes e depois dos jogos. fair-play e de cidadania. Por isso, torna-se cada vez mais pertinente reflectir no fenómeno, em especial nos comportamentos das claques de futebol, suas causas e consequências.


Muito se tem feito no sentido de se criar condições sociais e de segurança nos espectáculos desportivos, através de códigos, regulamentos, sistemas de fiscalização, forças de ordem, equipamentos, leis, instituições, etc. Necessário será continuar a conjugar esforços dos vários intervenientes (entidades governamentais, forças de ordem, autoridades desportivas, clubes, atletas, sociedade civil, etc.) para fazer do desporto uma prática libertadora, de fair-play e de cidadania. Por isso, torna-se cada vez mais pertinente reflectir no fenómeno, em especial nos comportamentos das claques de futebol, suas causas e consequências.

Fonte: APAF

Comentários