Confederação Asiática sugere o Mundial 2022 no Inverno




O secretário-geral da Confederação Asiática de Futebol (AFC) defendeu esta quinta-feira que o Mundial 2022, a disputar no Qatar, se realize em Janeiro ou Fevereiro, para evitar as altas temperaturas do deserto em Junho ou Julho.
Peter Velappan afirmou que o arrefecimento dos estádios e o ar condicionado nos recintos de treino não são uma solução, advertindo para a hipótese de algumas equipas europeias recusarem participar no Mundial devido às altas temperaturas do verão no Qatar, que frequentemente ultrapassam os 40 graus centígrados.

“O Qatar é um belo país... mas não há maneira de o futebol ser aí jogado em Junho ou Julho. Nenhum jogador quererá jogar nessas condições”, afirmou à Agência AP aquele dirigente da AFC.

“Recomendo fortemente que a FIFA mude a data do torneio para janeiro ou fevereiro. A FIFA está obrigada a fazer tudo o que for possível para providenciar o melhor para as equipas e para os adeptos do futebol”, acrescentou.

As declarações de Velappan vão no mesmo sentido das palavras do alemão Franz Beckenbauer, membro da Comissão Executiva da FIFA, que no princípio de Dezembro disse que uma alteração excepcional no calendário de jogos das ligas europeias permitirá que o Mundial seja jogado no inverno no Qatar.

Segundo o antigo futebolista internacional e seleccionador da Alemanha, que foi campeão do Mundo nas duas qualidades, esta solução seria mais barata do que dotar todos os estádios de ar condicionado.

Este ano a FIFA aprovou pela primeira vez candidaturas da Europa de Leste e do Médio Oriente, ao atribuir a organização do Mundial de 2018 à Rússia e da edição de 2022 ao Qatar.

Velappan acredita que a Rússia organizará um bom Mundial, porque dispõe dos recursos necessários, e espera que o problema do calor no Qatar possa ser resolvido.

“A decisão da FIFA não pode ser revogada. Portanto, o Mundo tem de viver com isso e esperamos que tanto o Qatar como a Rússia possam organizar Mundiais de que todos nos possamos orgulhar”, acrescentou.

O presidente da FIFA, Sepp Blatter, declarou, entretanto, ao jornal desportivo francês “L’Équipe” que a organização que dirige estará disposta a aceitar que certos jogos do Mundial2022 se realizem em países vizinhos do Qatar.

“Penso que jogos poderiam realizar-se em países próximos” do Qatar, indicou Blatter.

“Com o Qatar, abrimos o futebol a um novo mundo. O mundo árabe, que já tentou várias vezes, com Marrocos ou Egipto, por exemplo, realizar o Campeonato do Mundo, pode aspirar legitimamente a essa organização. E, depois, o Islão representa mil milhões de pessoas”, disse o presidente da FIFA.



Fonte: Publico

Comentários