Árbitro barbaramente agredido em emboscada premeditada



Vergonhosamente, a violência regressou, em força, aos Campeonatos da Associação de Futebol de Setúbal, tendo, já no ano de 2011, ocorrido 3 graves agressões a Árbitros por causa de jogos de Futebol.
Desta vez, num dos Campos de Futebol, um Jogador da Equipa Visitante, Grupo Desportivo e Recreativo Portugal, agrediu, e tentou agredir de novo, a Árbitra do Jogo, tendo-a empurrado, após a mesma o ter desportivamente sancionado com a Expulsão, situação que gerou a necessidade de a Força da PSP ter entrado em campo para atalhar à situação e que o Presidente do Clube Visitado, Clube Olímpico do Montijo, bem protegesse a Árbitra e tenha impedido o Jogador de a agredir novamente.

E, noutro Campo, o agressor e ameaçador fê-lo, de modo premeditado e bem planeado, e em forma de emboscada à Equipa de Arbitragem, já que fez uma “espera” aos membros desta, tendo cuidadosamente “atacado” quando os Árbitros, uma hora depois de o jogo ter terminado, se preparavam para entrar na sua viatura (já após os 3 Agentes da GNR se terem “despedido” deles) e intentando que eles ficassem “presos” dentro da mesma para depois os agredir barbaramente (tendo deixado a viatura totalmente “bloqueada” e absolutamente impedida de sair do local onde estava estacionada).

Um dos Árbitros foi violentamente agredido, na garganta, tendo sofrido fortes dores, escoriações e tendo ficado com hematomas.

O Agressor tudo tentou para agredir os outros dois Árbitros, tendo proferido todas as injúrias e difamações possíveis e imaginárias e proferiu ameaças de morte, dizendo para os 3 Árbitros que seriam por ele agredidos, de modo violento, em qualquer local onde os encontrasse, e que, quando fossem arbitrar jogos nos Campos de Futebol do Cova da Piedade e do Monte da Caparica, quer eles quer todos os Árbitros não sairiam de lá vivos e que os mataria a todos.

Após ter sido dito ao agressor que já tinha sido chamada a GNR e que estava mesmo a chegar (tendo chegado breves minutos depois, com 5 Agentes da Autoridade), ele pôs-se de imediato em fuga, nunca mais tendo sido visto.

Face à gravidade da situação, para além de ser necessário impedir o Agressor de entrar em qualquer Campo, os 6 Núcleos de Árbitros da AFS vão reunir, de imediato, a fim de ponderarem apoiar as iniciativas dos Árbitros, nomeadamente a de efectuarem uma paragem de todos os Campeonatos da AFS, pois não aceitam serem ofendidos na sua dignidade e integridade física e colocarem em risco a sua própria vida.

A descrita situação de agressão foi protagonizada, no passado dia 12 de Fevereiro, no Estádio do PinhalNovense, no Pinhal Novo, num jogo do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Juniores da AFS, entre a equipa da casa e o Clube “Grupo Desportivo da Cova da Piedade”, por um Adepto da equipa visitante, pai do Guarda-Redes de esta última Equipa – jogo “normal” que teve apenas, na área disciplinar, um Cartão Amarelo a um jogador das Equipas intervenientes (que não o filho do agressor).

Pese embora a Equipa da qual o seu filho é o Guarda-redes já ter partido, um quarto de hora antes, para a Cova da Piedade, na Carrinha do Clube, o mencionado adepto, agressor e ameaçador - que agora se sabe é o mesmo que vem verbalmente “perseguindo” quem quer que seja Árbitro -, estava bem “escondido”, em local seguro e onde ninguém conseguisse vê-lo e, tendo visto a GNR a “despedir-se” dos Árbitros “arrancou”, a toda a velocidade, com a sua Carrinha, conduzindo-a, e estacionando-a mesmo mesmo ao lado da viatura dos Árbitros; após o que, saído da viatura, agrediu violentamente um dos Árbitros.

É de salientar que o agressor, que ali mesmo confessou que tinha decidido fazer-lhes a “espera” e de que os perseguiria dali até onde quer que fosse, antes de se pôr em fuga, ainda afrontou os Árbitros, ameaçando-os, ao apontar-lhes, de modo ameaçador, uma vara com cerca de 40 cm de comprimento.

Os 6 NÚCLEOS de Árbitros já publicaram, na 1.ª semana de Janeiro de 2011, um COMUNICADO sobre o assunto, alertando vivamente todas as autoridades e instituições, policiais e desportivas, para a gravidade do problema.

Estamos certos de que o “Grupo Desportivo do Cova da Piedade”, liderado pela sua dinamicamente responsável Presidente, não deixará de, na sequência de outras nesse sentido já tomadas, adoptar as providências disciplinares que a situação justifica e impõe.

Mas é essencial que todos os Clubes atentem nas situações iguais, ou similares, à aqui dada a conhecer e que tomem providências internas para que não ocorram quaisquer faltas de respeito e quaisquer crimes cometidos contra os Árbitros, maxime os de agressão ou de atentado à saúde e à vida.

Os 6 Núcleos de Árbitros do Distrito de Setúbal já reuniram, no passado mês de Janeiro com a Direcção da AFS e já lhe entregaram um Documento com um conjunto de mais de uma dezena de MEDIDAS que urge tomar para ERRADICAR a Violência dos Campos de Futebol do Distrito.

Importa que as autoridades desportivas e policiais, em conjunto com os Árbitros e as suas instituições, tomem consciência do problema e que o eliminem para sempre.

Até lá, as estruturas da Arbitragem não só vão apoiar as medidas que os Árbitros tomem em sua defesa como também vão diligenciar, por todas as vias possíveis, para que o Agressor e Ameaçador seja punido e definitivamente impedido de entrar em qualquer Estádio de Futebol.

Fonte: APAF

Comentários