Escolhidos os 84 árbitros para os Jogos Olímpicos deLondres


RefereeTip já havia anunciado e o Comité de Arbitragem da FIFA, presidido pelo espanhol Ángel María Villar Llona, confirmou a nomeação dos 84 árbitros de 36 países que atuarão nos Torneios Olímpicos de Futebol em Londres 2012. Para a competição masculina, foram escolhidos 16 árbitros e 32 assistentes representando as seis confederações da FIFA. Já o evento feminino terá 12 juízes e 24 auxiliares.
Para os homens, os Jogos de Londres 2012 representam o primeiro passo rumo à Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil. O chefe do Departamento de Arbitragem da FIFA, Massimo Busacca, explicou os critérios que embasaram a escolha. Vale lembrar que Busacca apitou em dois Mundiais e na Euro 2008, além da final da Liga dos Campeões da UEFA 2009.
"A equipe do Departamento de Arbitragem da FIFA trabalha como a comissão técnica de uma seleção nacional, e nós somos o treinador", disse o italiano. Além disso, uma junta formada por instrutores técnicos (eles próprios ex-árbitros internacionais), preparadores físicos, fisioterapeutas e cientistas do esporte, inclusive do Centro de Pesquisa e Medicina da FIFA (F-MARC), avaliará regularmente os árbitros antes de selecionar os melhores profissionais possíveis para as próximas competições da entidade.
A última vaga no Torneio Olímpico de Futebol Masculino será definida na próxima segunda-feira, quando Omã e Senegal disputarão uma repescagem no Estádio City of Coventry. O inglês Howard Webb apitará a partida, auxiliado por Stephen Child e Mike Mullarkey. O quarto árbitro será Martin Atkinson.
A chefe do Departamento de Arbitragem Feminina da FIFA, Sonia Denoncourt, sabe bem o que é estar no centro das atenções de um grande evento esportivo. Afinal, a canadense apitou três Mundiais e duas Olimpíadas. "A maioria das árbitras apontadas para os Jogos Olímpicos esteve na Copa do Mundo do ano passado na Alemanha, e todas estão no auge da profissão", comentou Denoncourt. "A qualidade técnica do futebol feminino evoluiu imensamente dentro de campo nos últimos 15, 20 anos, e a nossa responsabilidade é garantir que o nível da arbitragem acompanhe essa evolução."
Clique para ver a lista completa dos árbitros que apitarão nos Torneios Olímpicos de Futebol Masculino e Feminino de Londres 2012.

Fonte: UEFA

Comentários