Campanha UEFA: "Troque a camisola - mostre Respeito!"



Trocar a camisola com o adversário no final de um jogo constitui um sinal de respeito. No UEFA EURO 2012 deste Verão, na Polónia e Ucrânia, a UEFA vai promover a sua iniciativa Respeito através da troca de camisolas, que inclui um anúncio de televisão com a participação de um grupo de proeminentes personalidades do futebol europeu, enquanto embaixadores desta campanha.


Ao ligar o Respeito com a troca de camisolas, o órgão máximo do futebol europeu espera estabelecer uma maior ligação tanto entre jogadores como entre adeptos, encorajando todos eles a trocarem camisolas como sinal de respeito pela diversidade.
Através do lançamento desta campanha Respeito integrada, com a troca das camisolas de futebol, a UEFA pretende conferir um tom ainda mais amigável ao UEFA EURO 2012, estimulando um comportamento de partilha entre os adeptos e criando um legado tanto para os países anfitriões como também para futuros torneios da UEFA.
A campanha Respeito é um programa de responsabilidade social da UEFA, lançado em 2008, que visa apoiar comunidades locais, combater questões sociais e trabalhar com vista à unidade entre géneros, raças, religiões e capacidades físicas. O projecto Respeito no UEFA EURO 2012, entre 8 de Junho e 1 de Julho, vai destacar o empenho da UEFA na luta contra o racismo (Respeite a Diversidade), na melhoria do acesso a adeptos com deficiências físicas (Respeite a Inclusão), na promoção da saúde através da actividade física (Respeite a Sua Saúde) e no fortalecimento do diálogo intercultural entre adeptos e cidades anfitriãs (Respeito a Cultura dos Adeptos).
Ao longo do torneio, uma campanha integrada procurará chegar junto de jogadores, dirigentes, adeptos e largas audiências televisivas. O anúncio de TV com a duração de 30 segundos será difundido por toda a Europa durante os intervalos dos jogos, bem como nas "fan zones" e nos ecrãs gigantes dos estádios.
O anúncio televisivo introduz o gesto da troca de camisolas, com a participação de seis embaixadores da campanha Respeito da UEFA; futebolistas do passado e do presente, como Karim Benzema, Clarence Seedorf, Peter Schmeichel e Steffi Jones, o ex-árbitro Pierluigi Collina e o treinador Ottmar Hitzfeld. Cada uma das 16 selecções presentes no UEFA EURO 2012 estará representada com a sua camisola.
Acredita-se que o ritual de troca de camisolas entre jogadores adversários date de 1931, quando a França bateu a Inglaterra pela primeira vez. Os jogadores da selecção francesa ficaram tão contentes que perguntaram aos seus oponentes se podiam ficar com as camisolas deles como recordação e os jogadores ingleses aceitaram. Hoje, a troca de camisolas é prática comum e, através deste gesto simples, os jogadores demonstram desportivismo e aceitação para com os seus adversários.
A iniciativa vai também chegar junto dos adeptos online através de um "site" criado em nove línguas. Os participantes vão ter oportunidade de se ligar e criar correntes de troca de camisolas "online", convidar os seus amigos para participar e habilitar-se a ganhar excelentes prémios. Está ainda a ser lançada nas oito cidades anfitriãs uma campanha de cartazes gigantes com a imagem dos embaixadores da campanha Respeito a trocarem as suas camisolas.

A campanha estará também em destaque nos guias e programas oficiais do torneio. A troca de camisolas será incorporada nas cerimónias antes dos jogos nos encontros do UEFA EURO 2012. Para além disso, os quartos-de-final serão dedicados ao Respeito pela Inclusão e as cerimónias antes dos jogos das meias-finais vão destacar o Respeito pela Diversidade.

Fonte: UEFA

Comentários