Árbitro proibido de elogiar Mourinho

Mark Hasley queria participar num programa de televisão da ITV comemorativo dos 50 anos do treinador do Real Madrid

O árbitro internacional Mark Halsey foi impedido de participar num programa especial que a ITV está a preparar para a comemoração dos 50 anos de José Mourinho. O canal da televisão britânica queria entrevistar Mark e a mulher, Michelle, devido à forte relação de amizade iniciada com Mourinho no segundo semestre de 2009, quando o árbitro se submeteu a tratamento contra um cancro na garganta. O técnico português foi uma das primeiras pessoas a contactar Halsey, quando este anunciou a suspensão da carreira, em agosto daquele ano, por causa da doença.

O árbitro submeteu-se a várias sessões de quimioterapia e em dezembro de 2009 foi dado como curado. Durante a convalescença, Mark Halsey passou alguns dias em Milão (e mais tarde em Madrid e no Algarve) a convite de Mourinho. De acordo com o "Daily Mail", Halsey descreve o treinador do Real Madrid como uma "pessoa maravilhosa, verdadeiramente maravilhosa, que cuidou de mim de forma fantástica". A ITV estava interessada em entrevistar Mark e a mulher, Michelle (que também sofre de leucemia), para dar a conhecer esta faceta "mais humana e menos conhecida" do treinador português. Apesar dos pedidos insistentes, a direção da arbitragem inglesa - organizada sob forma de sociedade e denominada Professional Game Match Officials Limited (PGMOL) - não autorizou a participação do casal Halsey no programa que o canal conta exibir em janeiro de 2013 (José Mourinho nasceu em Setúbal no dia 26 de Janeiro de 1963). 

"Os árbitros sabem que não podem ter participações mediáticas durante as épocas futebolísticas, excetuando participações de promoção da arbitragem. Não poderíamos abrir uma exceção para este caso. Nos termos dos contratos assinados com os árbitros, esta limitação estende-se a todos os membros da sua família", explicou ao mesmo jornal um porta-voz da PGMOL, a empresa criada em 2001 na sequência da profissionalização dos árbitros ingleses de topo. 

Mark Halsey, de 51 anos, é árbitro profissional na Premier League desde 1999 e o seu currículo inclui finais da Supertaça e da Taça da Liga na Inglaterra. Em março de 2010 foi aprovado nos testes físicos da PGMOL e regressou ao ativo no mês seguinte. Em setembro de 2012, Halsey apresentou queixa na polícia contra várias pessoas que lhe enviaram "tweets" injuriosos - com referências ao cancro - após o dérbi Liverpool-Manchester United (1-2). O jogo teve vários incidentes, incluindo a expulsão do médio do Liverpool Jonjo Shelvey e um penálti, a nove minutos do fim, decisivo para a vitória do United. 


Fonte: Público

Comentários