Entrega das insígnias FIFA 2013


A entrega de insígnias aos 29 árbitros internacionais portugueses realiza-se no dia 22 de janeiro, pelas 18h00, na sede da FPF.
 
O Auditório Manuel Quaresma, na sede da FPF, acolhe na terça-feira (22 de janeiro) pelas 18h00, a cerimónia de entrega de insígnias aos 29 árbitros internacionais portugueses. A cerimónia contará com a presença do Presidente da FPF, Fernando Gomes, bem como do Presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira. A entrega das insígnias aos árbitros estará a cargo dos conselheiros que compõem o Conselho de Arbitragem da FPF.

O total de insígnias a entregar, 29, é um máximo histórico para a arbitragem portuguesa, após um ano memorável, onde Pedro Proença chefiou equipas de arbitragem nacionais nas finais do Campeonato da Europa Polónia/Ucrânia e da Liga dos Campeões. 

Assim, no futebol masculino, Portugal manteve nove árbitros e dez árbitros assistentes, entrando Hugo Miguel e Marco Ferreira para os lugares de João Ferreira (por limite de idade) e Bruno Paixão (por aplicação do regulamento de arbitragem). Este resultado mantém Portugal no top ten mundial de futebol masculino, na medida em que poucos países ultrapassam o nosso país com o máximo da quota estabelecida pela FIFA de 10 árbitros + 10 assistentes.   

Na variante de futsal, Portugal mantém os mesmos quatro árbitros de 2012, o número máximo que a FIFA atribui por País. 
Na variante de futebol de praia, mantêm-se os 2 lugares de 2012, tendo a FIFA aceite a proposta nacional de renovação de dois novos árbitros – que saíram do processo de seleção elaborado pelo CA no início desta época.
No futebol feminino, perdemos uma árbitra, passando de três para duas, mas, em contrapartida, passámos de zero árbitras assistentes para duas, com a FIFA a aceitar a indicação de 2 duas novas assistentes que saíram do processo de reformulação de quadros que o CA levou a efeito no início desta época. Esta distribuição (2+2) permitirá ao CA a nomeação de uma equipa de arbitragem completamente feminina para os jogos dessas competições.

Fonte: FPF

Comentários