Pedro Proença: "Sou um privilegiado no mundo da arbitragem"

Pedro Proença voltou a ser destaque num vídeo promocional publicado no portal da UEFA, no qual deixou uma mensagem para os árbitros mais novos.
"Aproveitem todos os momentos que tiverem para se tornarem melhores árbitros. Não tentem queimar etapas porque o sucesso, se tiverem condições para tal, chegará naturalmente", disse o português.
Proença acrescentou que "se a pessoa tiver capacidade de sofrimento, se gostar de trabalhar, se gostar de futebol e se achar que a sua personalidade se adapte a ser árbitro, que acredite que é possível chegar lá. Abracem a arbitragem como eu fiz e tenho a certeza que um dia terão sucesso", comentou.
"Parte de ser árbitro é algo que nasce connosco, mas o resto conquista-se, trabalhando. As capacidades intelectuais e a força mental que nós temos são adquiridas com a experiência, à medida que vamos fazendo jogos", afirmou.
Um "privilegiado" com esforço - Árbitro das finais da Liga dos Campeões e do Europeu do ano passado, Pedro Proença, que considerou que "ser árbitro é estar motivado para participar num espetáculo fantástico que é o futebol", admitiu ser um "privilegiado", mas destacou o seu trabalho e a sua dedicação.
"Reconheço que hoje sou um privilegiado dentro do conjunto de árbitros, mas foi com muito trabalho, muito esforço e muita dedicação, tendo deixado muita coisa para trás, que cheguei ao local onde estou", explicou.
Proença contou que a sua inspiração foi o antigo árbitro Vítor Correia, já falecido: "Um homem que eu conheci, que aprendi a admirar e que me ensinou aquilo que sou enquanto árbitro". 

Fonte: Relvado

Comentários

Anónimo disse…
Sempre quero ver se vai haver algum castigo pela agressão, vergonhosa, de que foi vítima Pedro Proença com uma garrafa (já para não falar no agarrão do Cardoso após a expulsão). Vamos lá ver se a APAF reage e se manifesta contra este comprtamento vergonhoso.
João