Duarte Gomes critica "animais mascarados de gente"


O árbitro de 40 anos pronunciou-se sobre a ausência de policiamento nos estádios, que é "um convite para a violência" e "uma carta branca para que se possa insultar, bater, magoar e atacar sem vigia".
O árbitro Duarte Gomes recorreu à sua conta no Facebook para criticar a inexistência de policiamento em muitos dos estádios do futebol português, tendo ainda comparado os adeptos mais conflituosos a "animais mascarados de gente".
"A inexistência de policiamento no espetáculo desportivo que mais adeptos e emoções desperta num povo, mais não é do que um mero convite à violência. Uma carta branca para que se possa insultar, bater, magoar e atacar sem vigia, sem controlo, sem regra", começou por escrever o juiz da AF Lisboa.
"É o desvirtuar pleno duma sociedade que vive com regras mas que permite o caos aos animais mascarados de gente. E os animais têm de facto feito, semanalmente, aquilo que melhor os caracteriza: comportarem-se de forma absolutamente selvagem, irracional e sem consciência", prosseguiu.
"E mais uma vez se adivinha que as decisões de fundo se tomem apenas quando uma verdadeira catástrofe acontecer e alguém inocente perder a sua vida num jogo de bola. Ou talvez não. Porque os árbitros do futebol profissional há muito que estão atentos ao lavar de mãos constante de quem tem elevadas responsabilidades nesta matérias (e são muitos os que podem mudar o rumo das coisas) e, de forma mais adequada, ponderada e estrategicamente alinhavada possível, estão ao lado dos seus colegas e, de um modo geral, ao lado de todos aqueles que querem apenas assistir a um bom jogo de futebol. Sabemos como contribuir para o fim das agressões. Esperamos que os outros também saibam", completou o árbitro de 40 anos, um dos elegíveis para arbitrar o Benfica-Sporting do próximo domingo.

Fonte: DN Desporto

Comentários