FPF - Diário da Academia (2)


No segundo dia da Academia, os alunos realizaram testes sobre as leis do jogo e de inglês. Também foram avaliadas as capacidades físicas
O segundo dia da Academia da Arbitragem, além da aprendizagem de conteúdos relacionados com a História da Organização e das Competições e de Psicologia Desportiva, compreendeu três importantes avaliações: os testes das Leis do Jogo e de inglês e as provas físicas. Nos testes de avaliação notou-se grande empenho dos participantes, como se tivessem consciência que cada centésima na classificação pode fazer toda a diferença no final da época desportiva.
Já os resultados obtidos na prova física são prova do trabalho que os árbitros fazem ao longo da época. Exceptuando um caso, por lesão, todos os participantes obtiveram desfechos ao nível dos árbitros UEFA e FIFA.

TESTEMUNHOS DO DIA
“Participar nesta ação é um prémio pelo trabalho intenso desenvolvido ao longo da presente época desportiva e é um prémio que pretendo aproveitar da melhor form. Vou ter o privilégio de começar a trabalhar a próxima época mais cedo.Tenciono acabar a ação e sentir-me muito melhor árbitro, com maiores capacidades técnicas e físicas. Quero aplicar, na prática, os conceitos aqui transmitidos.”
André Almeida, árbitro de Ponta Delgada.
"É gratificante ver o nosso esforço recompensado em jogos mas, também, em mais formação de qualidade. A palavra “piloto” pode induzir a uma primeira experiência ou a possíveis falhas e desorganização. No entanto, tenho a certeza que a direção da Academia tem tudo preparado e a ação será um sucesso!”
André Narciso, árbitro de Setúbal
PENSAMENTO DO DIA
História do Futebol Português está Viva!
"Na perspetiva da história das competições de futebol em Portugal é certo que a projeção mundial de Cristiano Ronaldo, José Mourinho e Pedro Proença constituem hoje um desafio ímpar do futebol português em geral e da arbitragem em particular. O mundo do futebol olha para os nossos jogadores e treinadores com a expetativa de encontrar talentos de topo. O mesmo ocorre com a arbitragem. Depois de um português realizar o caso único de dirigir num mesmo ano a final da Liga dos Campeões e de um Europeu, a UEFA e a FIFA olham para os nossos árbitros com a esperança de encontrar outros «Proenças». Ontem foi a vez de Soares Dias arbitrar a final do Torneio de Toulon. Eis o desafio... porque para alcançar o topo é preciso uma formação e um trabalho de excelência”.
Vítor Reis, formador da Academia de Arbitragem em História da Organização e das Competições
CURIOSIDADES DO DIA
Sabia que?
-O primeiro local onde se jogou futebol em Portugal foi no Largo da Achada, na freguesia da Camacha, Ilha da Madeira, no ano de 1875?
-Pela primeira vez, em 1874, são mencionados dois indivíduos, cada um escolhido por uma equipa, para controlarem o jogo e que são chamados de árbitros? Até então, esse controlo era feito pelos capitães das equipas.
-O uso do apito pelos árbitros de futebol aconteceu, pela primeira vez, em 1878?
Fonte: FPF

Comentários