Video: Canto original acaba em golo, mas árbitro não aceita

Depois de uma semana marcada pelo golo fantasma do Bayer Leverkusen, mais um caso de difícil apreciação, mas ao contrário, uma vez que este acabou em golo e não valeu. Aconteceu na Escócia, no decorrer da derrota caseira do Inverness diante Patrick Thistle (1-2), na sequência de um pontapé de canto, no mínimo, original, mas que não foi compreendido ou aceite pela equipa de arbitragem. 

Ross Draper está junto à bandeirola e, simulando que está a ajeitar a bola, informa o auxiliar que já marcou o pontapé de canto, discretamente, com um pequeno toque, mas depois afasta-se e deixa a bola para Aaron Doran com quem troca algumas palavras. Longe, na área, toda a gente espera pelo habitual cruzamento, mas Doran sai a jogar com a bola e, perante a estupefação de toda a gente, ganha uns metros e cruza para o segundo poste. O lance prossegue e o próprio Doran acaba por marcar.

Depois foi a confusão com toda a gente a correr para o auxiliar. «Como é que ele pode ter saído a jogar?» Era a pergunta que estava na cabeça da maioria. É que o toque de Draper nem saiu do quarto de círculo, mas também é verdade que o auxiliar não levantou a bandeirola a denunciar a alegada infração.

Maisfutebol, aproveitando a presença de Pedro Henriques na redação, procurou mais esclarecimentos. Para o antigo árbitro não há dúvidas, o golo é legal. «As leis mudaram, antigamente, num pontapé de canto, a bola precisava de percorrer a distância do seu perímetro, mas agora precisa apenas de movimentar-se. Além disso, o árbitro auxiliar está em cima do lance e nada assinala. Se houvesse alguma infração teria de levantar de imediato a bandeirola e não o fez», explicou.



Fonte: Mais Futebol

Comentários