Árbitros pedem «punição exemplar» para os críticos


José Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), pede uma «punição exemplar» para quem critique as arbitragens. O dirigente lamenta que a arbitragem de Duarte Gomes tenha sido o tema mais falado nos últimos dias, depois de um grande jogo no Estádio da Luz, e teme que o assunto continue nas primeiras páginas depois da divulgação da nota do árbitro do dérbi da Taça de Portugal.

«Certamente que a divulgação da nota vai trazer o assunto de novo à ribalta, quer seja uma nota boa ou uma nota má. Aquilo que se quer no futebol, pelos vistos, é falar das arbitragens, quando, neste caso, já nada interessa a nota do árbitro. A nota está dada, o resultado está feito, o erro está cometido, já nada vai alterar nada, não adianta estarmos dias a fio a falar nas arbitragens», destacou o dirigente aos jornalistas no decorrer do lançamento da revista «Líbero».

O árbitro Pedro Proença já tinha saído em defesa do companheiro de profissão, considerando que Duarte Gomes «fez uma excelente arbitragem». «A arbitragem é uma classe unida, os árbitros sabem melhor do que ninguém as dificuldades do que é arbitrar um jogo de futebol. É um apoio a um colega, será assim com todos eles», comentou o representante dos árbitros.

Para o presidente da APAF o mais estranho é que, depois de um jogo com sete golos, o árbitro continue a ser o protagonista. «Foi um resultado que há muito não se via, foi uma grande espetáculo de futebol, mas no que se fala no dia a seguir é dos erros dos árbitros. Não falamos dos erros dos jogadores, não falamos dos erros dos técnicos, voltamos a falar do árbitro. É isto que temos de afastar do futebol português para que se torne mais vendável lá fora», comentou.

José Gomes considera que se fala em demasia das arbitragens e uma solução, para esse problema, podia passar por deixar os árbitros falar a seguir aos jogos. «Infelizmente em Portugal fala-se muito nas arbitragens, não vemos isso lá fora, nomeadamente nos jogos internacionais, mesmo com arbitragens menos conseguidas, não há esta contestação. Em Portugal toda a gente fala, quem sabe e quem não sabe. Isso podia ajudar a resolver o problema, não sabemos é se nós, portugueses, estamos preparados para uma situação dessas. O árbitros não escondem os erros que cometem, não têm é liberdade para poder dizer se erraram ou se não erraram», referiu.

Neste sentido, José Gomes pede castigos mais severas para os dirigentes que falem dos árbitros. «Um primeiro passo podia ser uma punição exemplar da parte do Conselho de Disciplina de quem tem este tipo de atitudes. Depois criar formas de sensibilização, como se fez em Inglaterra, para que as pessoas consigam conviver com o erro do árbitro, que é um erro normalíssimo no futebol, como em todas as profissões, nenhum de nós deixa de cometer erros. Agora há que trabalhar para que, cada vez, haja menos erros», destacou.

Fonte: Mais Futebol

Comentários