Opinião: Arbitragem no Mundial de Futebol 2014

Texto escrito por Valdir Bicudo
Objetivando não dar asas ao continuísmo e oxigenar a arbitragem que vai labutar na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a Fifa realizou mudanças significativas no comando da sua Comissão de Árbitros. No Mundial da África do Sul, a preparação técnica dos homens de preto, era responsabilidade do renomado árbitro, José Maria Garcia Aranda (Fifa/Espanha).

Um ano após o evento na África do Sul, a Fifa anunciou que o  novo chefe da preparação dos apitos internacionais, seria o ex-árbitro,  Massimo Busacca  (Fifa/Suíça). O suíço,  durante  mais de vinte anos de carreira, incluindo doze temporadas  no cenário internacional,  apitou duas edições da Copa do Mundo da instituição, em 2006 e 2010, além da Eurocopa 2008.  Busacca, também comandou a final da Liga dos Campeões da Uefa em 2009, a decisão da Copa da Uefa em 2007 e a Supercopa da Uefa em 2010. Dirigiu ainda, mais de 250 partidas do Campeonato Suíço.
O preparador técnico dos homens dos homens do apito, tem 44 anos, fala fluentemente cinco idiomas (italiano, inglês, francês, alemão e espanhol) -  e é membro da Task Force Football 2014 da Fifa, presidida pelo alemão Franz Beckenbauer.
Três anos se passaram e em agosto do ano em curso, a entidade internacional dando continuidade ao processo de reformulação na comissão, deu ciência ao mundo futebol de que a presidência do Comitê de Arbitragem, até então dirigido por  Angel Maria Villar (Espanha), que presidiu aquele órgão nas Copas de 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul) -  passaria às mãos do timoneiro, Jim Boyce (Irlanda).
Boyce, é vice-presidente da Fifa, fala inglês e dirigiu o mais importante organismo de arbitragem do planeta, que é o International Football Association Board (IFAB), no período de 1995 a 2001. Importante porque, desde a sua criação em  1882, só o Board pode sugerir, aceitar ou recusar experiências e determinar modificações nas Regras de Futebol.   
Pois bem, efetivadas as  referidas transformações  e após  três anos e meio de várias observações, de inúmeros testes teóricos, físicos, psicológicos, médicos, prática no campo de jogo, participação em torneios da Fifa, está próximo o dia em que saberemos dentre os 52 trios pré-selecionados, quem serão os 30 triunviratos que atingiram todos os degraus estabelecidos. Os nomes laureados, como responsáveis em interpretar e aplicar a regras do maior espetáculo da terra, a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, devem ser conhecidos entre fevereiro e maio do ano que vem.  
Nota: Texto escrito em Português do Brasil
Fonte: Paraná Online

Comentários