«Será que posso falar com o árbitro no parque de estacionamento?»

Michael Laudrup acha que os árbitros são muito protegidos na Premier League


A pergunta é de Michael Laudrup, treinador do Swansea: «Será que posso falar com o árbitro no parque de estacionamento, depois de um jogo?». A curiosidade é genuína, parece: o dinamarquês diz que não sabe e que sempre que fala sobre arbitragem tem de pensar duas ou três vezes antes de abrir a boca. Para ele, os árbitros são «protegidos de mais» na Premier League.

Claro que o longo discurso de Laudrup sobre arbitragem sucede porque antes da pausa para os jogos das seleções o Swansea foi, de acordo com o treinador, prejudicado por um daqueles erros. Foi tão evidente que Laudrup até resolver conversar com o chefe dos árbitros, o antigo internacional Mike Riley (já viu a quem ele ligou pro causa de um jogo de Mourinho?). O teor da conversa não foi revelado.

As ideias de Laudrup são, resumidamente, estas: no futebol toda a gente está sujeita a pressão, para quê proteger tanto os árbitros?; quem apita devia poder falar publicamente sobre os jogos e as decisões; os árbitros erram e deviam ser claramente punidos; quando acontecem estes erros nunca é claro o que é feito para os evitar no futuro.

Laudrup dá um exemplo do futebol espanhol, que conhece bem. «Recentemente, o árbitro do Elche-Real Madrid assinalou uma grande penalidade inexistente, favorável ao Real Madrid, no terceiro minuto de descontos, e ficou três semanas de fora». O treinador do clube galês concede que a pressão sobre o árbitro aumenta quando este regressa à competição, mas diz que isso também sucede com jogadores que falham. E fala nos frangos dos guarda-redes.

Enfim, um erro a favor e provavelmente falará de outra coisa, não é?

Fonte: Mais Futebol

Comentários