Spray limitador de barreiras vai ser usado no Mundial 2014


Joseph Blatter, presidente da FIFA, anunciou esta quinta-feira que os árbitros vão poder utilizar um spray para limitar a distância das barreiras na marcação de livres no Campeonato do Mundo do próximo verão. Uma ferramenta que está a ser testada com sucesso no Campeonato do Mundo de Clubes e que também já tinha sido testada no Mundial de sub-17 este ano.

«Penso que é uma excelente solução, houve quem dissesse que tirava muito tempo ao jogo e eu também cheguei a estar céptico a certa altura, mas os árbitros que já utilizaram este sistema estão muito satisfeitos», disse o dirigente suíço em Marrocos, onde se está a disputar o Mundial de Clubes.

Este spray é utilizado especialmente na marcação de livres perto da grande área, quando o árbitro precisa de fixar a distância de 9.15 metros, podendo recorrer a esta nova ferramenta para traçar uma linha no relvado que os jogadores terão de respeitar. A linha é volátil e desaparece num espaço de um minuto.

O spray já tinha sido utilizado nos campeonatos da Argentina e no Brasil. «Os representantes do Bayern disseram-nos que aqui [Mundial de Clubes] podem marcar livres com a barreira a nove metros de distância, enquanto em casa está a apenas cinco. É uma novidade, vamos começar a aplicá-la no Campeonato do Mundo do próximo ano», revelou ainda Blatter.

Apesar de tudo, o recurso ao spray não é consensual. Marcelo Lippi, treinador dos chineses do Guangzhou Evergrande, queixou-se da forma como o árbitro mediu as distâncias no jogo em que o Bayern venceu por 3-0. «A barreira estava a quinze metros da bola», atirou o antigo selecionador italiano.

Comentários