Chegar às meias-finais do Mundial "seria fantástico", admite Pedro Proença

O árbitro português Pedro Proença reconheceu hoje à agência Lusa, que chegar ao “último quarto” do Mundial2014 seria “fantástico” e mostrou satisfação por estar entre os 25 escolhidos para a fase final, no Brasil.


“Diria que chegar ao último quarto [meias-finais] seria um objetivo absolutamente fantástico e inédito para a arbitragem nacional”, reconheceu Pedro Proença, que no Mundial2014 contará na sua equipa com Bertino Mirando e Tiago Trigo.
O árbitro, que teve em 2012 o momento mais alto da carreira, com a finais da Liga dos Campeões e Europeu de futebol, advertiu que é “perigoso” dizer até onde se pode ir, mas que a expectativa é “muito elevada”.

“A equipa nacional tem como objetivo chegar até ao último quarto. E como isto depende também da prestação da seleção nacional há variáveis que não controlamos”, sublinhou o árbitro lisboeta.
Para Proença, esta escolha mostra uma vez mais a confiança da FIFA na arbitragem nacional, no dia em que foram conhecidas as 25 equipas de arbitragem para a competição, naquele que é o primeiro Mundial na carreira deste árbitro português.
Pedro Proença, de 43 anos, quis deixar ainda uma palavra de apreço às condições que lhe têm sido dadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), referindo que são elas que permitem “melhores prestações”.

“Mais do que as tecnologias são as condições inéditas que a direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deu a esta equipa de arbitragem para se preparar para este Mundial”, disse o árbitro.
As novas tecnologias a introduzir no Mundial, no apoio às equipas de arbitragem, têm o aval do árbitro, com este a dizer que tudo o que possa contribuir para “aferir as situações de jogo ajudam não só a arbitragem, mas o futebol em geral”.

Com a escolha de hoje é a oitava vez que Portugal se faz representar por uma equipa de arbitragem num Mundial.

O último representante foi o árbitro leiriense Olegário Benquerença, que esteve no Mundial2010 da África do Sul, dirigindo dois jogos na fase de grupos e um nos quartos de final, entre Gana e Uruguai (1-1, 2-4 nas grandes penalidades).

Os outros árbitros portugueses nos Campeonatos Mundiais foram Vieira da Costa (1950 e 1954), Joaquim Campos (1958 e 1966), Saldanha Ribeiro (1970), António Garrido (1978 e 1982), Carlos Valente (1986 e 1990) e Vítor Pereira, atual líder do Conselho de Arbitragem da FPF, (1998 e 2002).

Fonte: Futebol 365

Comentários