Pedro Proença: "Profissionalismo aumentou qualidade da arbitragem"

O árbitro português Pedro Proença, selecionado para o campeonato do mundo Brasil’2014, considerou que a qualidade da arbitragem portuguesa aumentou com a passagem do principal quadro de árbitros a profissionais, como revelou em entrevista à Rádio Bandeirantes do Brasil.


Pedro Proença que foi chamado pela FIFA para integrar o quadro de árbitros que estará no Brasil revelou na referida entrevista: “Em Portugal os árbitros passaram a ser profissionais a partir da última temporada e houve um aumento de qualidade nas prestações das equipas de arbitragem. Esse é o caminho. No mundo atual uma parte tão importante do futebol também tem de ser profissional”.

O árbitro nacional gostava de ver a seleção de Portugal na final do campeonato do mundo mas se tal não for possível deixa um desejo: “É o sonho de todos os árbitros que foram selecionados para a fase final poder estar no dia 13 de julho no Maracanã. Eu não fujo à regra”.

Sobre a arbitragem em geral e as perspetivas futuras o juiz de campo admitiu que o recurso às tecnologias é inevitável, porque hoje o árbitro já não pode ter ao dispor só os seus meios para fazer a defesa da verdade desportiva.

Pedro Proença aproveitou a referida entrevista para sublinhar que Eusébio é uma referência para o futebol português e a sua morte foi muito sentida.

Sobre a Bola de Ouro ganha por Cristiano Ronaldo fez questão de dizer que Portugal sofreu uma grande crise económica e esta conquista eleva a auto-estima do povo.


Fonte: RTP

Comentários