Reunião marca nova era para International Board


O dia 13 de janeiro de 2014 foi histórico para os 127 anos da International Football Association Board (IFAB). Em cerimônia realizada em Zurique, a entidade passou a ser reconhecida como organização autônoma.
A IFAB, órgão encarregado de atuar como guardião das Regras do Jogo, está oficialmente registrada a partir desta segunda-feira como uma associação independente nos termos do Código Civil Suíço, com estatutos próprios definindo a finalidade, a estrutura e as responsabilidades da entidade e dos seus órgãos.
Durante a reunião na sede da FIFA, os membros fundadores da IFAB foram definidos como: a Federação Inglesa de Futebol (representada pelo presidente Greg Dyke), a Federação Escocesa de Futebol (representada pelo presidente Campbell Ogilvie), a Federação Galesa de Futebol (representada pelo presidente Trefor Lloyd Hughes), a Federação Norte-Irlandesa de Futebol (representada pelo presidente Jim Shaw) e a FIFA (representada pelo presidente Joseph S. Blatter).
A composição do Conselho de Administração foi confirmada com Jérôme Valcke (secretário-geral da FIFA), Jonathan Ford (diretor executivo da Federação Galesa), Alex Horne (secretário-geral da Federação Inglesa), Patrick Nelson (diretor executivo da Federação Norte-Irlandesa) e Stewart Regan (diretor executivo da Federação Escocesa) – todos presentes na cerimônia. O evento marcou uma etapa significativa no processo de reforma da IFAB, realizado em paralelo com o processo de reforma de governança da FIFA, que inclui uma análise completa e detalhada dos processos da IFAB.
Outra mudança importante foi a criação de dois novos painéis consultivos, um Painel Técnico e um Painel de Futebol, que serão formados por integrantes de diversas áreas do mundo do futebol, com o objetivo de dar maior expertise à IFAB antes da aprovação das decisões. Isso ampliará o processo de consulta da entidade, já que os membros dos painéis fornecerão um entendimento mais completo de como o futebol está sendo jogado no mundo inteiro. A composição dos painéis será confirmada na próxima Assembleia Geral Anual, marcada para o dia 1º de março, em Zurique.
Um gabinete de apoio ao executivo também está sendo criado para ser o braço administrativo da IFAB. Ele será comandado pelo secretário da organização, que irá se reportar ao Conselho de Administração e agir em nome dele. Esse gabinete, com sede em Zurique, lidará com todas as questões administrativas da IFAB e servirá como principal contato com a organização.
Ademais, a fim de acentuar a independência e melhorar o entendimento das Regras do Jogo e de todos os processos envolvidos, a IFAB lançará sua própria página na internet, onde serão disponibilizados todos os documentos e publicados os motivos por trás das decisões da entidade.
O processo de votação, por sua vez, permanecerá inalterado. Isso significa que os integrantes britânicos continuam a ter um voto cada, enquanto a FIFA, representando as demais 205 federações, tem direito a quatro votos. Para uma decisão ser aprovada na Assembleia Geral Anual, é necessário haver maioria de 75%.
Qualquer federação afiliada à FIFA pode sugerir mudanças nas Regras do Jogo por meio de um dos membros da IFAB, que são responsáveis por propor questões para debate na Assembleia Geral Anual.

Fonte: FIFA
Texto escrito em Português do Brasil

Comentários