Academia de Arbitragem: Informática facilita formação dos árbitros

A Academia de Arbitragem ganhou um "reforço" de peso: a plataforma "Saber+Arbitragem" já está a ser disponibilizada às Associações Regionais e Distritais para que os juízes atualizem e sistematizem conhecimentos com maior facilidade e rapidez.


Informática ao serviço do Saber. É esta a premissa encontrada pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para estimular a formação contínua dos juízes portugueses e uniformizar a aquisição de conhecimentos sobre as leis do jogo.

A plataforma "Saber+Arbitragem
" foi integrada no projeto da Academia de Arbitragem e está a ser disponibilizada às diversas Associações Distritais e Regionais (ADR's) espalhadas por todo o país. Através das respetivas ADR's, todos os árbitros portugueses vão ter acesso a esta ferramenta de formação inovadora, que vai permitir uma atualização rápida e eficaz de conhecimentos através dos questionários sobre os mais diversos temas, que serão disponibilizados online. Os árbitros poderão escolher os questionários correspondentes à sua categoria e sistematizar, desta forma, os conhecimentos adquiridos através da Academia de Arbitragem.

O Conselho de Arbitragem da FPF procura, desta forma, uniformizar as formas de atualização de conhecimentos de todos os árbitros e instrutores portugueses, que ficarão, com a ajuda da "Saber+Arbitragem", em perfeita igualdade de circunstâncias.
João Pina, Diretor Técnico da Academia de Arbitragem e coordenador do projeto "Saber+Arbitragem" mostra-se entusiasmado com os benefícios que esta plataforma pode trazer ao setor da Arbitragem: "Tanto quanto sabemos, nos moldes em que está a funcionar, não conhecemos outro modelo assim. Na perspetiva do árbitro-utilizador, esta é uma ferramenta que permite - em qualquer lugar ou momento do seu dia - testar os seus conhecimentos sobre as leis do jogo, respondendo a questões elaboradas e validadas pelo Conselho de Arbitragem. Através do seu 'tablet' ou do seu telemóvel, os juízes podem estudar qualquer temática. Por outro lado, este passo significa massificar o acesso à informação. Qualquer árbitro do país poderá dispor do mesmo conhecimento, o que coloca todos em igualdade de circunstâncias. Tudo isto significa uma transparência ainda maior em relação às avaliações que o CA realiza porque o que se preconiza é que a avaliação dos árbitros passe a ser feita a partir desta base de dados de perguntas e respostas."
João Pina frisa que todos os árbitros portugueses vão ter acesso a esta inovação, e não apenas os de futebol: "Muito em breve [n.d.r durante o mês de setembro] os árbitros de futsal vão ter acesso a esta plataforma. Todos os árbitros de todas as categorias têm acesso, desde os mais categorizados aos estagiários que estão neste momento a fazer o seu processo de acesso à Federação. É óbvio que esta é uma forma de o CA ajudar as Associações que têm menos recursos. Nesse sentido, vamos estar mais próximos dos diversos Conselhos de Arbitragem e resolvemos uma questão que há muito se impunha: desenvolver um sistema de formação para os árbitros. Há perguntas de graus de dificuldade diferentes, questões em inglês, muito em breve serão disponibilizados vídeos...há um conjunto de novas oportunidades que se criaram com esta plataforma."
Neste momento, a "Saber+Arbitragem"  tem já 384 utilizadores e o número total de perguntas respondidas ascende a 152534.

Fonte: FPF

Comentários