Inglaterra: Perda de consciência obrigará a substituição do jogador


A federação inglesa de futebol (FA) anunciou esta terça-feira regulamentos que obrigam à substituição compulsiva dos jogadores suspeitos de terem perdido a consciência num lance ou disputa de bola durante os jogos. Após um variado número de casos de desmaios na época passada e durante o Mundial2014, com atletas que voltaram ao jogo após terem perdido os sentidos ou terem chocado violentamente com a cabeça, a FA apertou os procedimentos no sentido da salvaguarda da saúde dos futebolistas e do risco de concussão no crânio.

"Se houver suspeita ou confirmação de perda de consciência, o jogador deve ser retirado do jogo e impedido de regressar", refere o novo regulamento, que prevê a elucidação da situação através da equipa de arbitragem, de jogadores, delegados e até com o recurso às imagens televisivas. Além disso, todos os confrontos da "Premier League" terão um "médico de túnel", que apoiará as equipas médicas dos clubes no reconhecimento de sinais de concussão. Um dos casos de concussão mais polémico aconteceu na época passada, quando o guarda-redes francês Hugo Loris, do Totenham, continuou a jogar após um momento de perda de conhecimento, no jogo frente ao Everton, em novembro.

O facto de os responsáveis da equipa de Londres terem permitido a sua continuidade em campo foi muito criticado por associações de saúde.


Fonte: A Bola

Comentários