A mulher árbitro que faz sucesso em Itália


Elena Tambini é a mulher árbitro que está a fazer sucesso em Itália, combinando a sua actuação no terreno de jogo com o trabalho de relações públicas numa agência de eventos.

Se há um ano a italiana era quase uma desconhecida, a sua participação numa reportagem transmitida em Inglaterra deu-lhe uma popularidade inesperada, sendo agora, aos 26 anos, considerada a mulher árbitro mais sensual do país.

Numa questão de dias, a bela morena passou a ocupar as páginas dos jornais e foi protagonista de inúmeras reportagens que a deram a conhecer ao grande público.

Além do futebol, Elena trabalha como relações públicas e é responsável de comunicação numa agência de eventos de Milão, tendo exercido, ocasionalmente, a profissão de modelo.

"O que te define não é tanto aquilo que queres, mas o que fazes", esceveu como lema na sua página do Twitter. E o que esta jovem faz todos os fins-de-semana é arbitrar jogos amadores da Liga regional da Lombardia (Norte de Itália) , embora o seu grande sonho passe por voos mais altos, como arbitrar um dia jogos da Série A, competições internacionais ou, até, um Mundial.

Elena Tambini, que devido ao seu profissionalismo dentro das quatro linhas, já ganhou o respeito e a admiração de treinadores e jogadores, não desiste, no entanto, de lutar pela igualdade no futebol italiano, porque acredita que, se muitos árbitros masculinos dirigem partidas de futebol feminino, as mulheres, um dia, também poderão vir a poder arbitrar jogos masculinos no seu país.

A batalha de Tambini, contudo, já foi vencida em muitos outros países europeus como a Alemanha, Inglaterra ou França, por exemplo, onde mulheres árbitros já dirigem partidas de futebol masculinas. O mesmo sucede em Espanha, como o demonstra o caso de Marisa Villa, que em 2007 alcançou a primeira divisão. Ou Judit Romano, que muito recentemente já apitou jogos da Liga Adelante.

Enquanto aguarda também a sua oportunidade, Elena Tambini continuará a apitar o futebol amador, demonstrando que a beleza é compatível com a seriedade e o rigor necessários à arbitragem.

Fonte: Sábado

Comentários