Opinião de Pedro Henriques: Árbitros Assistentes

Árbitros Assistentes

O fora de jogo e a sua análise é a principal missão de um árbitro assistente, pois é a única situação de jogo onde apenas um elemento da equipa de arbitragem tem de decidir sozinho sem qualquer tipo de ajuda ou opinião. Nesta jornada e nos três jogos mais mediáticos foram assinalados 26 foras de jogo, sendo mais do dobro as situações onde a decisão foi não assinalar. É um facto que nem em todas as circunstâncias a indicação foi correta, mas para quem não tem repetições, imagens paradas, nem linhas virtuais, nem tempo para decidir pode-se dizer que a prestação, mesmo com "casos", foi maioritariamente assertiva e positiva.

No lançamento lateral o executante deve fazer frente ao terreno, ter pelo menos parcialmente os dois pés sobre a linha lateral ou sobre o terreno exterior a esta linha, segurar a bola com as duas mãos, lançar a bola por detrás da nuca e, por cima da cabeça, lançar a bola no local onde ela saiu do terreno de jogo e todos os adversários têm de estar pelo menos a dois metros de distância do local onde é executado. No jogo entre o Rio Ave e o Benfica, o lançamento de Salvio que origina o golo de Lima é executado de forma correta e de acordo com o que a lei preconiza.

O cartão amarelo mesmo em infrações "simples" também pode ser mostrado, quando por exemplo um jogador é reincidente, ou seja, quando infringe com persistência as leis de jogo, quando a atitude do jogador se insere num comportamento antidesportivo e ainda quando o local da infração se situa próximo de uma área, anulando assim uma jogada de perigo que tecnicamente se designa de ataque prometedor.

Negativa a ideia de que há alternativas à não existência de policiamento nos recintos desportivos, no jogo entre Padroense e Senhora da Hora do campeonato de sub-12, disputado em Leça da Palmeira, verificaram-se desacatos entre familiares dos jogadores dos quais resultaram feridos e a posterior chamada ao local das forças de segurança. Será que vai ser preciso morrer alguém para perceberem que este não é o caminho nem a solução?

Frase da semana: "Há homens que se agarram à sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua"


Fonte: O Jogo

Comentários