Collina em Portugal: "A minha opinião não interessa nada..."

Pierluigi Collina esteve ontem no Autódromo do Estoril para promover uma tecnologia que pode constituir uma poderosa ferramenta para o estudo do futebol, mas só isso, uma vez que, quanto ao auxílio directo ao árbitro, aquele que já foi considerado o melhor do Mundo na função [retirou-se em 2005] preferiu a... diplomacia.

Collina veio falar das potencialidades da telemetria. Utilizada há anos no Mundial de motociclismo, esta técnica é agora exportada para o futebol e tornada acessível ao grande público no site http://www.castrolindex.com/.

Através desta tecnologia, qualquer utilizador da internet pode ver, por exemplo, quantos quilómetros um jogador correu num dado encontro, a sua velocidade média de deslocação, as áreas que preferencialmente ocupa, mas também toda a manobra de uma equipa, os passos que levaram a um golo, entre outras possibilidades.

Mas sobre as potencialidades da tecnologia na ajuda ao árbitro, Collina foi evasivo: “O International Board reuniu-se há cerca de um mês na Escócia e decidiu congelar todas as experiências tecnológicas que estavam a ser feitas nessa área, nomeadamente a bola com ‘microchip’.” Questionado directamente sobre a sua opinião neste caso, o careca mais famoso do futebol depois de Zidane replicou: “Não há nenhum árbitro no International Board. Se fosse eu a decidir… mas como não estou no Board nem tenho poder de decisão, a minha opinião não interessa. Não interessa nada.”

In: Jornal Record

Comentários