Euro 2008 - Manifestações racistas podem levar à interrupção dos jogos

Michel Platini admite que isto deverá abrir os olhos da sociedade.

Nos últimos anos, tornou-se comum a adopção de uma série de campanhas e iniciativas viradas para a consciencialização dos adeptos para evitar manifestações racistas em jogos de futebol. Contudo, o presidente da UEFA, Michel Platini, sugere atitudes mais drásticas durante a Europeu deste ano.
Segundo Platini, os jogos em que se registarem manifestações racistas devem ser interrompidos pelos árbitros. “É uma solução radical, mas só assim o futebol vai abrir os olhos para certos valores que são fundamentais no desporto e na sociedade”, avisou o ex-jogador francês.
Em 1998, quando a França recebeu o Mundial de Futebol, Platini foi presidente do comité organizador. Com base nessa experiência, o actual presidente da UEFA solicita e pressiona os países organizadores para tomarem atitudes por forma a coibir o racismo no torneio.
“A UEFA é totalmente contra esse tipo de comportamento e temos deixado isso bem evidente nos últimos anos. Contamos com o apoio dos organizadores e tenho certeza de que isso é possível. Precisamos aproveitar o interesse do povo para divulgar uma mensagem de respeito e tolerância”, avisou Platini.

Comentários