Árbitro em missão... de paz

Árbitro vai em missão
O Major João Ferreira será o segundo comandante da Unidade de Engenharia 4 da Brigada de Intervenção do Exército, que parte para o Líbano em finais de Maio. À primeira vista pode não parecer, mas estamos a falar de um árbitro de futebol – com a categoria de internacional da FIFA – e antes de partir terá ainda que dirigir, no próximo domingo, o Rio Ave-Santa Clara, da Liga de Honra.
No dia que serviu para apresentar, em Vila Real, todo o aprontamento da operação no Líbano, João Ferreira não se coibiu de comparar as duas actividades que exerce. 'Há algumas semelhanças no que diz respeito à nossa preparação e formação. Julgo até que a parte militar tem servido como mais-valia na arbitragem. Ajuda a controlar o stress e a ansiedade', refere, acrescentando que Pedro Henriques, também árbitro e militar, partilha da mesma opinião.
Quanto à pergunta sobre a maior dificuldade de um jogo de futebol ou de uma missão do Exército, o árbitro de Setúbal já não consegue ser tão assertivo. 'Cada uma das situações exige uma análise prévia às suas particularidades', afirma o major.
Contudo, o mediatismo como árbitro de futebol já lhe valeu algumas brincadeiras entre os seus camaradas de armas. 'Por vezes dão as suas dicas sobre jogos que apito.Cada um tem o seu clube, logo têm diferentes análises para as partidas que envolvem as suas equipas', diz João Ferreira, que espera que a ausência de seis meses no Líbano não prejudique a sua carreira na arbitragem: 'Quando regressar, terei de recuperar os níveis físicos e técnicos. Como sou internacional, não corro o risco de descer de categoria, mas tenho confiança de que as exibições não reflictam a minha ausência.'
DIFÍCIL DE CONCILIAR
João Ferreira admite transtornos em conciliar as actividades militar e desportiva.'Estou a 400 km de casa e, no fim-de-semana, tenho de rumar ao sul para me trocar para o jogo. Depois volto para Vila Real. Felizmente tem havido alguma colaboração de quem me tem comandado', refere o major, que irá partir pela primeira vez numa missão ao estrangeiro. O árbitro de Setúbal está há uma semana em Trás-os-Montes e, desde logo, a valência desportiva causou reacções. 'Fui imediatamente convidado para arbitrar um jogo. Assim, aproveito para treinar. No Líbano, caso surja a oportunidade, também pego no apito [que leva na bagagem]', rematou.
'TENTO EVITAR AS POLÉMICAS'
João Ferreira estava fardado mas as perguntas sobre a arbitragem foram inevitáveis. Contudo, sobre temas como o Apito Dourado ou as recentes declarações do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, sobre viciação de resultados, o árbitro de Setúbal preferiu resguardar-se: 'Tento sempre evitar todas as polémicas. Mesmo quando Luís Filipe Vieira falou sobre mim em particular [no V.Guimarães-Benfica da presente época], mantive essa mesma postura.'

APONTAMENTOS
ENTUSIASMADO

Questionado sobre o sentimento que lhe vai na alma para esta missão, João Ferreira não hesitou:'Entusiasmo. Fiquei impressionado com a camaradagem da Unidade e mal posso esperar pela missão.'
'SHAMA 08'
São 141 os militares que vão partir para o Líbano em Maio. Desde 24 de Abril, realizaram um exercício de aprontamento ‘Shama 08’ que ontem chegou ao fim, com uma demonstração que incluiu a inactivação de explosivos. Segue-se agora o embarque para o Teatro de Operações, onde o trabalho mais visível passará por construções horizontais (vias de comunicação) e verticais (edifícios).


in: Correio da Manhã

Comentários