Árbitros do Euro 2008 recebem instruções

A importância dos árbitros, árbitros assistentes e quartos árbitros enquanto 17ª equipa do UEFA EURO 2008™ foi realçada pela UEFA. Foi pedido aos juízes que protejam os jogadores e a imagem do futebol no torneio na Áustria e na Suíça, dentro de dois meses.
A 17ª equipa

O presidente do Comité de Arbitragem e vice-presidente da UEFA, Ángel María Villar Llona, afirmou durante uma reunião na sede de arbitragem do EURO, em Regensdorf, perto de Zurique, que está confiante que as equipas de arbitragem que estarão presentes na fase final são da melhor qualidade de sempre. "Os árbitros foram seleccionados com base nos seus bons desempenhos nos jogos das competições europeias e tiveram uma preparação excelente ao longo dos últimos dois anos", afirmou Villar Llona. "Estão em óptima forma física - os testes realizados comprovam-no - e não há dúvida de que estão prontos para o que será um grande torneio. Eles têm, definitivamente, de ser considerados a 17ª equipa".

Assistentes suplentes
Ao todo foram escolhidos 44 árbitros para os 31 jogos do UEFA EURO 2008™, entre os dias 7 e 29 de Junho. Eles formarão 12 equipas, cada uma composta por um árbitro e dois assistentes, todos do mesmo país. Os restantes oito desempenharão as funções de quarto árbitro. Os juízes chegarão à sua base em Regensdorf no dia 3 de Junho, sendo que o Comité de Arbitragem da UEFA reunir-se-á no dia 5 de Junho para nomear os árbitros dos primeiros 12 jogos. As equipas de arbitragem serão ainda acompanhadas por "quintos árbitros" - um árbitro assistente suplente - para a eventualidade de um assistente se lesionar ou ficar incapacitado para actuar numa partida.

Planos de viagens
Para os jogos nas cidades suíças de Zurique, Basileia e Berna, as equipas de arbitragem deslocar-se-ão de carro no dia do jogo, enquanto um embate na quarta cidade suíça, Genebra, implicará uma estadia antes e depois da partida. Para a Áustria, os árbitros viajarão de comboio para Innsbruck na véspera do jogo, e de avião para as outras cidades suíças, Viena, Klagenfurt e Salzburgo. As equipas de arbitragem serão acompanhadas por observadores, assim como por árbitros em actividade que funcionarão como oficiais de ligação.

"Em forma"
Cada árbitro irá, em princípio, apitar dois jogos da fase de grupos. Posteriormente, o Comité de Arbitragem da UEFA irá escolher os árbitros para a fase de eliminatórias. Os oito quarto árbitros terminam as suas funções após a fase de grupos, e um dos 12 árbitros do EURO assumirá esse posto em cada um dos jogos dessa fase. Os árbitros receberão dez mil euros por cada jogo que apitarem, enquanto um assistente receberá cinco mil euros, um quarto árbitro quatro mil euros, e um quinto árbitro três mil euros. Nas seis semanas que antecedem o torneio, os árbitros cumprirão um programa de treinos específico e serão monitorizados. "Desta forma, podemos garantir que estarão em forma e prontos para a fase final", afirmou o chefe de arbitragem da UEFA, Yvan Cornu.

Directivas importantes
Entretanto, os árbitros estudarão ainda as instruções técnicas dadas pelo Comité de Arbitragem da UEFA. Foram instruídos para que ajam firmemente, com o cartão vermelho, perante faltas com utilização de força excessiva que coloquem em risco a segurança do adversário - e que punam os empurrões e agarrões dentro da grande área antes da marcação de lances de bola parada. A simulação será punida com um cartão amarelo por comportamento anti-desportivo, e actos de simulação não detectados pelo árbitro poderão ser punidos posteriormente. Qualquer confrontação de grupo resultará num cartão amarelo para os principais instigadores. Os protestos serão firmemente sancionados.

"Proteger os jogadores"
"Os árbitros irão falar com os jogadores e irão respeitá-los, mas também se espera o mesmo respeito de atletas e treinadores", afirmou Hugh Dallas, membro do Comité de Arbitragem da UEFA. Os treinadores que ajam de forma responsável poderão intervir dentro da sua área técnica de trabalho, mas se um treinador criticar abertamente um árbitro, será sancionado. "Estamos a trabalhar em conjunto para que os jogos sejam positivos", concluiu Vlado Šajn, outro membro do Comité de Arbitragem. "E uma das responsabilidades dos árbitros é proteger os jogadores - e a imagem do jogo".

In: uefa.com

Comentários