História do Futebol (I de III)

O futebol nacional está praticamente de férias, excepção feita a algumas competições da FPF que se prolongam até meados de Junho!!! Vamos aproveitar este período para nos dedicarmos a publicar algumas curiosidades do futebol.
Iniciamos hoje com o primeiro de três capítulos sobre a história do futebol.

Origens
Descobertas arqueológicas revelaram a existência de um jogo de bola praticado com o pé há mais de trinta séculos, no Egipto e na Babilónia. Um jogo similar ao futebol, denominado tsu-chu ("golpe na bola com o pé"), era praticado pelos chineses em 2.600 a.C. Mais ou menos nessa época, praticava-se um desporto semelhante no Japão, o kemari, cujo objectivo principal era não deixar a bola cair no chão, desenvolvendo, assim, a técnica de controlá-la com os pés.

Na Europa, sabe-se que os gregos, por volta do séc. IV a.C., praticavam um desporto que consistia basicamente em conduzir uma bola com os pés, o epyskiros. É provável que os romanos tenham copiado os gregos quando criaram, séculos mais tarde, o harpastum, jogo de características muito semelhantes ao epyskiros. No harpastum, o campo era rectangular, com áreas demarcadas, as quais definiam as posições dos jogadores de ataque e defesa. No seu processo de expansão, os romanos levaram este jogo da bola a outras regiões europeias. Ao que tudo indica, foram eles quem introduziu o "futebol" na Gália e na Bretanha, apesar de alguns historiadores afirmarem a existência, nesta última, de um futebol nativo, de origem meio lendária e meio cívica.

Durante a Idade Média, o jogo da bola era muito disputado na Gália (onde tinha o nome de soule), em Flandres e na Picardia. Na Itália, o futebol surgiu no séc. XVI com o nome de giuoco di calcio, e era jogado uma vez por ano pelos nobres de Florença e Siena. Cada equipa tinha vinte e sete jogadores, divididos em quatro sectores: três defesas recuados, quatro defesas avançados, cinco médios e quinze atacantes. Com apenas a obtenção de um ponto (golo), a partida era dada por encerrada.

Comentários