Árbitros UEFA - Defender o futuro do futebol

A UEFA pediu aos jovens árbitros europeus para darem um contributo no sentido de salvaguardarem a imagem da modalidade, ao longo da sua carreira na arbitragem.

Segurança e beleza
Durante o oitavo seminário de talentos e mentores da UEFA, realizado na sede da organização, em Nyon, Suíça, os árbitros, masculinos e femininos, foram alertados para a necessidade de tornar o futebol seguro para os jogadores e atractivo aos olhos dos espectadores. "A mensagem clara é que a UEFA espera que os árbitros protejam os atletas e a imagem do jogo", instruiu David Elleray, um dos membros do Comité de Arbitragem da UEFA. "O respeito pelo árbitro também é de extrema importância. O futebol atravessa um período de enormes desafios e nós precisamos de ajudar a que a modalidade seja segura para os jogadores, bem como a desenvolver um jogo bonito aos olhos do público".
Acompanhamento especializado
No âmbito do programa de talentos e mentores da UEFA, actuais e futuras promessas do sector recebem acompanhamento especializado de antigos árbitros de elite. Elleray aproveitou para alertar os juízes para as recentes instruções fornecidas pela UEFA e que versam sobre como agir em determinadas situações de jogo. "Queremos que sejam intransigentes face às entradas, com os pés ou com os braços, que coloquem em risco a integridade física dos jogadores", fez notar. "Queremos que actuem perante as simulações, que constituem um grande problema. Pretendemos que contribuam para erradicar os confrontos no futebol e punir os futebolistas que se envolvem quando dois outros jogadores têm um desentendimento. Protejam os assistentes da mesma forma que protegem a vossa autoridade".
O papel dos mentores
A importância do papel dos mentores também foi sublinhada. Estes permanecem em contacto permanente como os seus árbitros, por e-mail ou telefone, visitando-os ou convidando-os para se deslocarem aos respectivos países. As discussões giram em torno do desempenho dentro do relvado, assim como sobre temas como a alimentação, a conduta geral e a melhoria da comunicação em inglês, presentemente a língua comum no sector da arbitragem do organismo que tutela o futebol europeu.
Enorme responsabilidade
"Ser mentor de um árbitro é uma enorme responsabilidade", constatou o vice-presidente da UEFA e líder do Comité de Arbitragem, Ángel María Villar Llona, dirigindo-se a estes responsáveis. "Vocês têm de possuir qualidades excepcionais e fora do comum. Tenham em consideração esta responsabilidade. O futuro da arbitragem depende de vós. Façam tudo para assegurar que estes jovens talentos estejam, um dia, preparados para actuarem numa fase final do Campeonato da Europa ou Campeonato do Mundo".
Preparação táctica
O experiente árbitro alemão Erich Rutemöller, membro do Painel Jira da UEFA, debruçou-se sobre a preparação táctica para os jogos. Entende-se que, no quadro actual, os árbitros devem desenvolver conhecimentos tácticos, uma vez que se trata de um aspecto importante na compreensão do jogo. Por outro lado, os contactos intensos entre árbitros e treinadores também vão ajudar os técnicos a perceberem melhor a actuação dos juízes.
Condição física fundamental
A condição física de um árbitro de topo reveste-se de capital importância, e Werner Helsen, especialista na preparação física de árbitros, apontou aos jovens talentos alguns exemplos de regimes de treino específicos, acrescentando à intervenção dados sobre a preparação física requerida para estar à altura de dirigir os jogos mais importantes de clubes e selecções nacionais. "O futebol está mais rápido e atlético do que nunca. A arbitragem tem de o acompanhar", concretizou.

in: uefa.com


Comentários