Angel Villar fala sobre arbitragens do Euro 2008

Angel Maria Villar, presidente da Federação Espanhola e da Comissão de Árbitros da UEFA estava muito contente ontem à tarde em Regensdorf, perto de Zurique, onde os árbitros estão concentrados: contente porque a Espanha passou às meias-finais do Europeu e porque as arbitragens, diz, têm sido boas.
E não se esqueceu de elogiar o português Olegário Benquerença."O presidente da Federação Portuguesa telefonou-me no fim do jogo da Espanha para me felicitar", atira logo. Com muitos amigos em Portugal, Villar diz que Olegário Benquerença "é um grande árbitro, já está entre a elite da UEFA. Aqui não arbitrou mas vai ter outras oportunidades porque é um árbitro impressionante", diz.
De resto, fala só sobre a generalidade das arbitragens: "Têm sido de altíssimo nível, como todo este belo Europeu, que tem tido grandes jogos, grande futebol, grande emoção, tudo", diz o presidente da Federação Espanhola que confessa ter sofrido nos penáltis, "mas quem sofre mesmo em quem está no campo". Ele sabe, porque foi jogador.
Yvan Cornu, o chefe dos árbitros durante o Europeu, afina pelo mesmo diapasão: houve erros, mas na generalidade as coisas correram bem. O lema do respeito foi seguido e houve menos reclamações dos jogadores, menos protestos em massa dentro do campo, o árbitro fez-se respeitar, o que é importantíssimo. Acho que os árbitros tiveram prazer em dirigir estes jogos". "Nunca estamos satisfeitos, porque o objectivo é sempre os zero erros e não o conseguimos atingir. Vamos continuar a trabalhar, a pensar na introdução dos dois árbitros suplementares para ajudarem o árbitro nas grande-áreas", diz ainda Yvan Cornu.
Ontem foi anunciado que o italiano Rosetti será o árbitro da final (já tinha sido o da abertura) e que o suíço Busacca estará no Alemanha-Croácia e o belga de Bleckeere no Rússia-Espanha. "Tendo em conta os condicionalismos dos países, não tivemos dúvidas nas escolhas", diz Cornu. Ou seja, ficaram os melhores dos neutros.
Plautz criticado
Quase toda a gente concuiu que o austríaco Plautz fez a pior arbitragem da prova no Suíça-Portugal. Cornu não nega: "Sou capaz de partilhar essa opinião, mas não há regra sem excepção. Konrad Plautz não terá tido um dia feliz nesse jogo, mas os árbitros conseguiram dominar bem os jogos. A Comissão acha que na generalidade os árbitros conseguiram boas prestações. Os erros fazem parte do futebol, agora é claro que não podem ser demasiados".
in: DN Online

Comentários