Chegar ao topo da arbitragem





por: Valter F. Mariano*

Todos aqueles que iniciam a carreira de árbitro de futebol, sonham um dia ser árbitro do quadro da FIFA e sonham também em dirigir uma final do Campeonato do Mundo.
O árbitro deve entender que vários factores irão condicionar este objetivo e também inúmeros sacrifícios estarão implicados, dentre eles a ausência do aconchego do lar. O dinamismo, nos dias hoje da arbitragem, é um factor fundamental para desenvolvimento do árbitro, sem este, o árbitro corre grande risco de se tornar um árbitro obsoleto, sem vida, apenas mais um, isso é melancólico.

Ter o espírito de iniciativa fará que se torne um líder dentro do grupo. Este espírito será como o impulsionador da chama da vitória. Aquele que não tem qualquer iniciativa, esperando algo acontecer, certamente não chegará a lugar nenhum. Hoje em dia, a personalidade é um factor forte para o árbitro chegar ao topo. Não deve ser um ditador e nem tentar ser Pierluigi Collina, árbitro italiano considerado um dos melhores de todos os tempos, deve ser-se igual a si próprio, capaz de tomar as melhores decisões dentro do solo sagrado (terreno de jogo – lei 01), onde estará rodeado por toda sociedade futebolística.
A evolução da carreira terá que passar por vários cursos de especialização e reciclagem. A leitura de publicações sobre a arbitragem, bem como do Livro das Leis de Jogo, das modificações feitas anualmente pelo International Football Association Board (IFAB), das diretrizes, dos conceitos de arbitragem, ter um constante intercâmbio de informações com outros árbitros e horas de treinos intensos serão imprescindível ao logo da carreira. Todo este conjunto será valioso e sem duvida produzirá um destaque no curriculum do árbitro que assim fizer.
Ser atento aos acontecimentos e saber ouvir os outros, filtrando pelo crivo das três peneiras é uma característica indispensável no bom árbitro. Infelizmente somente poucos ostentarão a insígnia da FIFA, porém aquele que se dedicar de corpo e alma e não chegar a internacional receberá do seu ego a insígnia da realização e da admiração demais árbitros, tendo em mente que somente um apitará a partida final de um Campeonato do Mundo.

* Valter Ferreira Mariano, Brasil.
Árbitro Assistente da Federação Paulista de Futebol
Colunista de arbitragem, onde escreve sobre a dinâmica de arbitrar uma partida, seus conceitos e ética, suas leis e principalmente do espírito deste desporto chamado futebol.

Comentários