Árbitros do Euro com a melhor preparação possível

A 17ª equipa do UEFA EURO 2008™ - árbitros, árbitros-assistentes e quartos-árbitros - chega à fase a eliminar do torneio satisfeita, sabendo que a UEFA tem providenciado excelentes condições para se preparar da melhor forma para as suas tarefas.
Ajuda providencial
O organismo que superintende o futebol europeu tem tido uma ajuda providencial na escolha dos quartetos de arbitragem para cada torneio de selecções, na pessoa de Werner Helsen, árbitro belga especialista na área física, que colabora com a UEFA há já vários anos, à medida que o sector da arbitragem tem evoluído, tal como o próprio jogo. Hoje em dia, os árbitros de topo são atletas dedicados. Longe vão os tempos em que tinham uma condição física precária e dificuldade em acompanhar o ritmo de jogo. Para ter sucesso, um árbitro e os respectivos assistentes devem estar em excelente forma, para acompanharem as incidências da partida de perto. Devem ser exímios a nível táctico, para saberem como é que as equipas podem vir a abordar o jogo, e ter sangue frio para lidar com as exigências psicológicas próprias dos jogos de futebol de alto nível.
Excelentes condições
Por isso, tal como acontece com os jogadores, os árbitros escolhidos para um torneio como o UEFA EURO 2008™ têm à sua disposição as melhores condições de trabalho, estando Helsen responsável pela preparação física das equipas de arbitragem. "Estamos a cinco minutos do hotel", disse Helsen ao euro2008.com, no centro de treinos em Regensdorf, perto de Zurique. "As condições que são oferecidas no hotel são verdadeiramente excelentes. Especialmente no que à recuperação pós-jogo diz respeito, porque, normalmente, um dia depois de uma partida, os árbitros ficam no hotel para trabalharem no centro de 'fitness'. Temos tudo o que precisamos aqui, incluindo sauna, jacuzzi e um complexo de piscinas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos com este hotel".
Preparativos meticulosos
Helsen explica que a escolha dos quartetos de árbitros para um EURO é preparada meticulosamente. "Na verdade, a preparação para o próximo Campeonato da Europa começa imediantamente a seguir a este terminar", realçou. "A UEFA trabalhou durante muito tempo para garantir este alojamento. Para ser mais específico, os preparativos mais importantes começaram há cerca de um ano, incluindo a reserva do hotel e do centro de treinos".
Passeio de bicicleta
Helsen revela também como é constituído um dia típico em Regensdorf. "Esta manhã, às 07h15, houve um programa opcional para os árbitros que pretendessem fazer algo diferente, e que consistiu num passeio de bicicleta pela montanha. Havia 50 bicicletas disponíveis para os árbitros. Partimos às 07h15 e pedalámos durante 45, 50 minutos. Na Suíça, este tipo de passeios significa subir e descer as montanhas, algo que foi muito engraçado. Vimos áreas muito bonitas nos arredores de Regensdorf".
Treino adaptado
"Depois disso, tomámos o pequeno-almoço. Às 09h45 foram todos para uma sessão de treino obrigatória. Esta sessão consiste em várias partes. Temos um programa especial para as equipas de arbitragem que vão entrar em acção no dia seguinte, que dura entre 40 a 45 minutos. Depois, temos um programa de treino mais intenso para aquelas que estão 'entre jogos'. Por fim, e para aquelas equipas que tiveram um jogo no dia anterior, é escolhido um programa de recuperação, que é efectuado no hotel, onde temos bicicletas estáticas e passadeiras, sauna e jacuzzi, de modo a proporcionar-lhes a melhor recuperação possível do esforço despendido".
Circunstâncias ideais
O centro de treinos em Regensdorf é perfeito para acolher os 44 árbitros, árbitros-assistentes e quartos-árbitros - mesmo que o Verão tenha demorado a mostrar a sua face solarenga no norte da Suíça. "As circunstâncias são as ideais, com vários campos de relva natural, e se as coisas ficarem mesmo más, podemos inclusive utilizar um campo de relva sintética", acrescentou Helsen. "E ainda temos um pavilhão desportivo aqui perto, o que faz com que não nos falte nada".

in: uefa.com

Comentários