Rosetti concretiza sonho

Qualquer pessoa que consiga conciliar a paixão com a actividade profissional pode considerar-se um felizardo. Roberto Rosetti, o homem que irá arbitrar a final do UEFA EURO 2008™, no domingo, em Viena, considera-se um ávido adepto do futebol, portanto é fácil imaginar a sua felicidade quando lhe foi atribuído o jogo mais importante do calendário europeu de selecções.
Trabalho de equipa
O gestor hospitalar de 40 anos, de Turim, dedicou a nomeação aos seus colegas de arbitragem italianos e às pessoas que lhe estão mais próximas, tendo sublinhado que a escolha para o encontro de domingo é fruto do trabalho de equipa. Rosetti será acompanhado pelos árbitros assistentes Alessandro Griselli e Paolo Calcagno, também eles italianos, tal como durante a fase de preparação para o EURO e todo o torneio até aqui.
Motivação óbvia
A adrenalina estará presente entre a equipa italiana de arbitragem, mas a rotina antes do jogo será calma e meticulosa como de costume. "Não vai ser precisa qualquer motivação especial", afirmou Rosetti ao euro2008.com. "É claro que ninguém pode estar demasiado motivado nestas ocasiões, é mais importante conseguir reunir todas as nossas energias e manter o nível adequado de intensidade. O futebol praticado em Itália oferece situações importantes e, portanto, tenho alguma prática na arbitragem de jogos grandes".
Coragem
A força mental, aliada à excelente forma física, são armas essenciais no arsenal de um árbitro, para além da elevada perspicácia em termos tácticos. "A preparação mental é essencial e fundamental para um árbitro", afirmou Rosetti. "Claro que um árbitro tem de estar bem preparado física e tecnicamente, tem de conhecer o futebol de uma forma geral, as tácticas das equipas e as características dos jogadores, mas acima de tudo tem de ter motivação elevada, o que irá afectar as suas decisões. É necessária enorme coragem e preparação mental. Especialmente coragem, uma das principais qualidades de um árbitro, para tomar decisões difíceis em situações complicadas".
Instinto
Um homem do futebol como Rosetti compreende a fundo as situações que ocorrem numa partida. Esta intuição pelas emoções do futebol veio ao de cima quando arbitrou os quartos-de-final entre a Croácia e a Turquia, em Viena. As imagens a confortar o croata Mladen Petrić depois de este ter falhado a sua grande penalidade correram o Mundo.
Reacção espontânea
"Foi totalmente espontâneo", explica Rosetti. "Julgo que o mais importante não é o jogador ou o árbitro, mas sim o ser humano. Foi um momento muito triste, pois havia um jogador a viver um grande drama desportivo. Nesse momento, ele estava perto de mim, portanto foi uma reacção espontânea e voltaria a tê-la".
Hino dos árbitros
Rosetti estará totalmente concentrado na sua função quando as equipas alinharem em campo para escutarem os hinos nacionais. "No futuro, gostaria de escutar o hino nacional da equipa de arbitragem - seria interessante. Claro que escutaríamos os das equipas, mas está outra em campo - a de arbitragem". A 17ª equipa do UEFA EURO 2008™ tem sido uma unidade sólida e coesa, e Rosetti será a sua representante no jogo mais importante, este domingo, no Ernst-Happel-Stadion.

in: uefa.com

Comentários