UEFA contra explicações dos árbitros aos adeptos

Yvan Cornu, chefe da Comissão de árbitros da UEFA, afirmou ser contra a hipótese de seguir as regras do râguebi, em que o árbitro explica as decisões aos espectadores, classificando de pouco benéficos os anúncios públicos.
«No râguebi, onde as leis do jogo são mais difíceis de compreender, penso que é uma boa ideia, ajuda o público e eles estão ansiosos para ouvir e entender. No futebol, gostaria de dizer que as regras são mais simples. Decisões difíceis são mais uma questão de opinião, e eu não estou certo de que explicando-lhes realmente ajudaria», afirmou Cornu em Zurique.
Durante o Euro 2008 tem havido algumas decisões polémicas da arbitragem. O principal caso ocorreu no jogo Holanda-Itália, quando o sueco Peter Frojdfeldt, árbitro sueco, validou um golo de Van Nistelrooy, apesar de Panucci estar fora de campo. «Esse incidente foi talvez a única situação em que poderia ter sido útil se o árbitro tivesse sido capaz de explicar de imediato, mas a explicação foi dada pela UEFA, em qualquer caso, no dia seguinte», disse Cornu.
O responsável da arbitragem da EUFA defende ainda que «vai existir sempre alguém na bancada com diferente opinião» e que uma explicação «naquele momento pode causar mais polémica».
Lubos Michel, árbitro eslovaco, mostrou cartão vermelho ao defesa russo Denis Kolodin, frente à Holanda e só depois consultou o auxiliar, voltando atrás na decisão. A UEFA veio depois explicar que o árbitro apenas tinha ouvido o auxiliar. «Em geral, estou satisfeito pela qualidade da arbitragem neste torneio, mas uma área que pensávamos poder ser melhorada foi a cooperação entre os árbitros e seus assistentes. No caso do jogo Holanda contra Rússia, diria que tivemos um bom exemplo de cooperação, porque eles tiveram essa conversa, a decisão foi reconsiderada. Mas, ao mesmo tempo, melhor e mais rápida cooperação poderia ter ajudado a evitar incerteza que vieram depois o cartão vermelho já mostrado», afirmou o responsável da arbitragem~.

in: Mais Futebol

Comentários