Os arguidos do "Apito Dourado"

Para clarificação de quem são os acusados e quais os crimes sobre os quais serão julgados, aqui fica a listagem de todos os arguidos:
José Luís Oliveira (ex-presidente do Gondomar Sport Clube e vice-presidente da Câmara de Gondomar) - acusado de 26 crimes de corrupção activa e 21 crimes de corrupção desportiva activa. Nas alegações finais, o MP recuou no número de crimes que lhe imputava (menos três crimes). O tribunal comunicou a possibilidade de lhe ser considerada, na decisão final, a imputação do crime de abuso de poder.
Joaquim Castro Neves (vereador da Câmara de Gondomar) - co-acusado de 19 crimes de corrupção desportiva activa.
Valentim Loureiro (ex-presidente da Liga e presidente da Câmara de Gondomar) - cumplicidade em 26 crimes de corrupção activa e autoria de um crime de prevaricação. O tribunal comunicou a possibilidade de lhe ser considerada, na decisão final, a imputação do crime de abuso de poder.
José António Pinto de Sousa (antigo presidente do Conselho de Arbitragem da FPF) - 26 crimes de corrupção passiva para acto ilícito. O tribunal comunicou a possibilidade de lhe ser considerada, na decisão final, a imputação do crime de abuso de poder.
Francisco Costa (vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF) - cumplicidade em 26 crimes de corrupção passiva para acto ilícito. Nas alegações finais, o MP recuou no número de crimes que lhe imputava (menos um). O tribunal comunicou a possibilidade de lhe ser considerada, na decisão final, a imputação do crime de abuso de poder.
Luís Nunes da Silva (ex-vogal do Conselho de Arbitragem da FPF) - um crime de corrupção activa, cumplicidade num crime de corrupção activa, co-autoria de três crimes de corrupção desportiva activa e cumplicidade num crime de corrupção desportiva activa. O tribunal comunicou a possibilidade de lhe ser considerada, na decisão final, a imputação do crime de abuso de poder.
Carlos Carvalho (presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Porto) - cumplicidade em dois crimes de corrupção desportiva. Nas alegações finais, o MP recuou no número de crimes que lhe imputava (menos um)
Licínio da Silva Santos (árbitro) - acusado de dois crimes de corrupção desportiva passiva. - Pedro Sanhudo (árbitro) - acusado de três crimes de corrupção desportiva passiva, cumplicidade num crime de corrupção desportiva activa e autoria de um crime de corrupção desportiva activa.
Hugo Teixeira da Silva (árbitro) - acusado de dois crimes de corrupção desportiva passiva.
João Pedro Carvalho da Silva Macedo (árbitro) - acusado de quatro crimes de corrupção desportiva passiva.
Ricardo Emanuel da Fonseca Pinto (árbitro) - acusado de três crimes de corrupção desportiva passiva.
Manuel Valente Mendes (árbitro) - acusado de três crimes de corrupção desportiva passiva. Nas alegações finais, o MP retirou-lhe a acusação.
António Eustáquio (árbitro) - acusado de dois crimes de corrupção desportiva passiva. O MP entendeu que o tribunal deveria considerar o facto de ter sido o único arguido a falar em tribunal.
Jorge Saramago (árbitro) - acusado de um crime de corrupção desportiva passiva.
José Rodrigues (árbitro) - acusado de dois crimes de corrupção desportiva passiva.
Sérgio Sedas (árbitro) - acusado de um crime de corrupção desportiva passiva. Nas alegações finais, o MP retirou-lhe a acusação.
Manuel Barbosa da Cunha (observador de árbitros) - acusado de um crime de corrupção passiva para acto ilícito. O tribunal comunicou a possibilidade de lhe ser considerada, na decisão final, a imputação do crime de abuso de poder.
João Soares Mesquita (observador de árbitros) - cumplicidade num crime de corrupção activa. Nas alegações finais, o MP retirou-lhe a acusação. O tribunal comunicou a possibilidade de lhe ser considerada, na decisão final, a imputação do crime de abuso de poder.
Américo Neves (presidente do clube de futebol Sousense) - co-acusado de um crime de corrupção desportiva activa.
Agostinho Duarte da Silva (ex-chefe de departamento de futebol do Sousense) - co-acusado de um crime de corrupção desportiva activa.
Leonel Viana (antigo vereador da Câmara de Gondomar) - co-acusado de um crime de prevaricação.
António Ferreira (tenente-coronel reformado) - instigação à prática de um crime de prevaricação.
José Horta Ferreira (designer) - cumplicidade num crime de prevaricação.

Lusa/Sol

Comentários